Tunísia mostra potencial económico às empresas Bracarenses
Quarta-feira , Setembro 18 2019 Periodicidade Diária nº 2212
Principal / Notícias / Tunísia mostra potencial económico às empresas Bracarenses

Tunísia mostra potencial económico às empresas Bracarenses

Mostrar as oportunidades de investimento que as empresas portuguesas dispõem no atual momento económico da Tunísia, foi o principal objetivo do Fórum Económico Tunísia-Portugal, que se realizou esta terça-feira em Braga, com o propósito de aprofundar as relações bilaterais entre os dois países.

O encontro, que teve lugar no gnration, juntou empresas que já operam no mercado tunisino e potenciais investidores interessados em explorar as oportunidades de negócio. Na sessão, que contou com a presença da embaixadora da Tunísia em Portugal, Saloua Bahri, e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, realçou o bom momento económico da Tunísia e falou do interesse das empresas bracarenses naquele país.

“Tivemos aqui um conjunto forte de empresas da região e da cidade de Braga que já têm uma considerável presença no mercado tunisino e que aproveitaram este momento para darem o seu testemunho, mostrando até que estão a olhar para novas oportunidades de negócio. O objetivo é aprofundar ainda mais esta relação e tirar partido das oportunidades que hoje a Tunísia oferece neste novo quadro económico, social e político”, referiu Ricardo Rio.

Como explicou Ricardo Rio, este tipo de iniciativas são “extremamente importantes” para Braga e vêm no seguimento das ações diplomáticas implementadas ao longo dos últimos anos. “Temos vindo a promover a cidade a outros contextos geográficos e, sobretudo, a estimular o aprofundamento da relação dos nossos agentes da sociedade civil com os nossos interlocutores estrangeiros, para que possam explorar novas parcerias e novas oportunidades para o futuro”.

Para o futuro, ficaram abertas muitas oportunidades de ligação em vários contextos, até porque, “existe uma forte ligação entre a juventude dos dois países através do empreendedorismo ou até da componente desportiva”.

O clima mais favorável para investir naquele país do Norte de Africa, foi um dos fatores evidenciados por Ricardo Rio, lembrando que “atualmente os países do mediterrâneo vivem um momento de estabilidade política que abre melhores perspectivas do ponto de vista económico”. Segundo o autarca, esse fator “tem vindo a potenciar a atratividade de mais investimento estrangeiro, com muitas multinacionais a actuarem a partir da Tunísia, o que acaba por estimular também as empresas bracarenses a tirarem partido desse novo contexto, nomeadamente em questões de infra-estruturas que poderá beneficiar setores como a construção civil, a electrónica, energias renováveis ou telecomunicações”, concluiu.

Durante este Fórum, a FIPA – Agência de Promoção de Investimento Externo da Tunísia apresentou as potencialidades do país, que vão muito além da componente turística. A nova visão económica, as reformas estruturais e sociais, a nova lei de investimentos adequada à estratégia de desenvolvimento do país, foram temas abordados neste encontro, assim como os mecanismos de investimentos em áreas como a indústria farmacêutica, a agro-pecuária, entre outras.

Para além do presidente da Câmara Municipal de Braga e da embaixadora da Tunísia, este fórum contou com a presença do Cônsul Honorário da Tunísia no Porto, Madath A. Jamal, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Fernando Freire de Sousa, e do presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.

Acerca Braga TV