Sobreposta: José Sá é homenageado no Centenário da Batalha de La Lys
Terça-feira , Outubro 23 2018 Periodicidade Diária nº 1882
Principal / Freguesias / Sobreposta: José Sá é homenageado no Centenário da Batalha de La Lys

Sobreposta: José Sá é homenageado no Centenário da Batalha de La Lys

No âmbito do Centenário da Batalha de La Lys, a freguesia de Sobreposta prestou uma homenagem aos soldados da freguesia que combateram na Primeira Guerra Mundial. Durante a homenagem foi lembrada a história de José Antunes de Sousa e Sá, que foi alvejado na célebre batalha, mas que sobreviveu pela proteção de um crucifixo que carregava ao peito.

Na Batalha de La Lys, que impôs uma pesada derrota dos aliados diante das tropas alemãs, participaram soldados oriundos de Sobreposta. Cem anos depois, foi-lhes prestada uma homenagem pela Fábrica da Igreja, pelos membros da Junta de Freguesia e por vários habitantes de Sobreposta. Igualmente presente na homenagem, esteve a equipa que redigiu o livro que imortaliza o milagre ocorrido com o soldado de Sobreposta.

Na tarde de segunda-feira foi celebrada uma eucaristia, seguindo-se uma visita à sepultura de José Antunes de Sousa e Sá.

Importa recordar que na origem da Festa do Bom Jesus dos Milagres de Sobreposta está a história de José Antunes de Sousa e Sá. A festividade religiosa, que inicialmente seria para organizar no primeiro domingo após o dia 9 de abril, acabou por se fixar em agosto, altura em que regressam centenas de emigrantes a Sobreposta.

Acerca Braga TV