Sexta-feira , Dezembro 8 2017 Periodicidade Diária nº 1563
Principal / Cultura / Sessão de história local aborda as invasões francesas

Sessão de história local aborda as invasões francesas

O Município de Braga promove esta quinta-feira, 30 de novembro, mais uma sessão de história local integrada no ciclo ‘À Descoberta de Braga’. A sessão, subordinada ao tema ‘Braga e as Invasões Francesas’, terá lugar a partir das 21h30, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e vai ser conduzida pelo historiador Henrique Matos.

As invasões francesas provocaram profundas perturbações políticas, sociais e económicas em Portugal. A ocupação francesa do território nacional vai igualmente ter, direta ou indiretamente, um impacto ao nível da organização administrativa do território, tanto ao nível da administração central e periférica da coroa como na própria administração local.

Em 1809, em Braga, ocorreram episódios significativos na luta contra os exércitos invasores, no âmbito da denominada segunda invasão francesa, tanto no domínio militar como político, que justificam uma abordagem.

O programa de iniciativas ‘À Descoberta de Braga’ realiza-se com periodicidade mensal, com o objetivo de dar a conhecer aos bracarenses o seu património e história local.

A próxima iniciativa decorrerá no dia 13 de dezembro, pelas 21h30, na Basílica dos Congregados, com uma sessão do ‘Braga à Lupa’ sobre o presépio do altar de Nossa Senhora das Dores.

Acerca Braga TV