Serviço de Pediatria do Hospital de Braga promove integração de crianças com Síndrome de Angelman na sociedade
Quarta-feira , Setembro 18 2019 Periodicidade Diária nº 2212
Principal / Notícias / Serviço de Pediatria do Hospital de Braga promove integração de crianças com Síndrome de Angelman na sociedade

Serviço de Pediatria do Hospital de Braga promove integração de crianças com Síndrome de Angelman na sociedade

O Serviço de Pediatria do Hospital de Braga tem vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido dar a conhecer a Síndrome de Angelman, bem como promover a integração na sociedade das crianças portadoras desta síndrome. A realização de ações de sensibilização em escolas frequentadas por crianças com Síndrome de Angelman seguidas no Hospital de Braga teve início, recentemente, na Escola E.B.2 de Vila Verde.

A Síndrome de Angelman caracteriza-se, entre outros, pelo atraso severo no desenvolvimento, dificuldade na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente. Apoiar as crianças com esta síndrome e as suas famílias é um dos propósitos dos profissionais de saúde do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, que têm vindo a desenvolver várias iniciativas nesse sentido. Uma delas é a promoção de ações de sensibilização nas escolas onde existem crianças portadoras desta síndrome e que são seguidas no Hospital de Braga. Das sete crianças seguidas no Hospital, quatro frequentam a Escola E.B.2 de Vila Verde, local onde decorreu a primeira iniciativa.

Nesta sessão, dirigida a pais e educadores, as pediatras Almerinda Pereira, Célia Barbosa, Ângela Pereira e Francisca Trigo explicaram em que consiste a doença e esclareceram dúvidas e anseios que surgem no dia a dia de quem lida com estas crianças. De acordo com a diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, Almerinda Pereira, o desenvolvimento deste tipo de ações é “essencial para promover a integração destas crianças nas escolas e na sociedade onde estão inseridas”.

Num futuro próximo, o Serviço de Pediatria pretende realizar sessões semelhantes nas restantes escolas onde existam crianças com síndrome de Angelman seguidas no Hospital de Braga.

Outras iniciativas desenvolvidas

Desde 2016 que o Serviço de Pediatria do Hospital de Braga tem estado envolvido em várias iniciativas relacionadas com esta temática, nomeadamente, na participação em congressos nacionais e internacionais. O Serviço promoveu, ainda, um encontro de famílias cujas crianças são portadoras da Síndrome de Angelman com o objetivo de esclarecer os familiares e fornecer todo o tipo de informação acerca do acompanhamento e terapêutica desta doença.

Acerca Braga TV