Segunda-feira , Dezembro 11 2017 Periodicidade Diária nº 1566
Principal / Educação / Sérgio Godinho juntou mais de 700 ex-alunos da UMinho

Sérgio Godinho juntou mais de 700 ex-alunos da UMinho

Mais de 700 antigos estudantes da Universidade do Minho juntaram-se na noite de sábado para o Encontro Caixa Alumni, que vestiu de gala o Largo do Paço, em Braga. O ponto alto foi o concerto de Sérgio Godinho, resgatando muitas palmas e coros dos presentes, que reavivaram memórias e amizades “com um brilhozinho nos olhos”. O cantor sentiu-se “um pouco minhoto” e revisitou os seus êxitos, como “O primeiro dia” e “O coro das velhas”, ladeado pelo pianista Filipe Raposo, exímio até a solo no sefardita “En tu puerta”.

A iniciativa contou também com cocktail, jantar volante, área de selfies, projeções multimédia, exposição dos “Encontros da Imagem” e projetos ao vivo de antigos estudantes, como seis ilhas de degustação e quatro atuações – Afonsina, Bomboémia, Nameless Trio e Emídio Meireles. O reitor António M. Cunha, que está a terminar oito anos de mandato, foi homenageado com um vídeo-surpresa. No seu discurso, anunciou o portal e a newsletter Alumni UMinho em língua inglesa e agradeceu ainda “aos que vieram de perto e de longe, aos mais novos e mais velhos, por continuarem a celebrar amizades, percursos e sonhos”.

“A UMinho é uma marca absolutamente afirmada a nível nacional e internacional. Mas, mais do que os nossos rankings e sucessos, queremos ser a universidade portuguesa com maior impacto económico e social – e nesta região temos projetos fantásticos, como os 2000 postos de trabalho a serem criados nestes últimos anos com parceria da Bosch”, disse o responsável. “É uma honra enorme ser reitor desta casa que não dorme. E tudo isto foi construído sobretudo graças aos ex-estudantes, pela competência e pelo que fazem na defesa desta academia na região e no mundo”, frisou António M. Cunha, acrescentando que nunca teve respostas negativas quando contactou ex-alunos.

“Queremos ser parte do futuro que vos quero convidar a construir connosco, numa sociedade cada vez mais mediada pelo conhecimento e pela tecnologia”, concluiu. O tema do Encontro Caixa Alumni, “EsPaço de Futuro”, aludiu ao icónico Largo do Paço, que a UMinho quer melhorar e abrir à sociedade para fruição cultural. Este complexo monumental foi literalmente vestido de gala, permitindo aos ex-estudantes, muitos deles com carreiras ímpares, percorrerem de forma diferente os jardins de Santa Bárbara, o largo com o chafariz dos Castelos, o jardim da Fonte, o salão medieval e o salão nobre.

Acerca Braga TV