Seniores aprendem a confecionar Fidalguinhos de Braga
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
Principal / Notícias / Seniores aprendem a confecionar Fidalguinhos de Braga

Seniores aprendem a confecionar Fidalguinhos de Braga

O Município de Braga desenvolve, no âmbito do projeto “Ciclo do Conhecimento”, sessões semanais sobre História e histórias de Braga. A par de outras atividades, estas sessões constituem uma resposta socioeducativa, promovendo o convívio em detrimento da solidão, e o bem-estar mental da população sénior.

A partir da promoção de uma série de atividades relacionadas com a valorização e promoção do património e identidade, os participantes que integram o programa encaram melhor os processos de mudança inerentes ao envelhecimento, tornando-se mais ativos por via do desenvolvimento de atividades socialmente úteis e fortemente identificadas com a sua trajetória pessoal e profissional, permitindo-lhes partilhar experiências, afirmar os seus talentos ou competências e intensificar e diversificar os seus relacionamentos.

Numa panóplia de visitas pelo património e espaços culturais que a cidade oferece, a ida à Quinta Pedagógica, com o intento de aprenderem a receita de um dos doces mais típicos de Braga (Fidalguinhos), permitiu ao grupo de 100 participantes o contacto prático com um dos elementos gastronómicos pertencentes à identidade bracarense e que lhes é tão familiar. Para além da transmissão de conhecimento teórico, este projeto tem como principal tarefa dar a conhecer a arte do saber fazer permitindo, assim, a interacção do público com os objectos tradicionais que estão tão perto, mas, por vezes tão longe. A Quinta Pedagógica como equipamento focado na educação está também aliada à qualidade de vida e à inclusão. Neste sentido, com esta visita, pretendeu-se focar o processo socioeducativo na promoção da inclusão e inserção no meio social e cultural.

Com este projeto, o Município de Braga reconhece uma igualdade de oportunidades culturais e identitárias, tantas vezes difundida, mas também tantas vezes esquecida, compreendendo os novos papéis sociais dos mais velhos na sociedade contemporânea, difundindo a mediação cultural impulsionadora da inclusão.

Acerca Braga TV