Semana Santa de Braga presente na FITUR em Madrid
Terça-feira , Fevereiro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2372
Principal / Cultura / Semana Santa de Braga presente na FITUR em Madrid

Semana Santa de Braga presente na FITUR em Madrid

A Feira Internacional de Turismo FITUR, que ocorreu entre 22 e 26 de janeiro, em Madrid, foi o palco escolhido para a apresentação pública mundial da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, na qual a Semana Santa de Braga está incluída.

Esta rede surge com o objetivo de preservar, proteger e disseminar o património cultural, material e intangível que são as celebrações da Semana Santa e da Páscoa dos seus 18 destinos membros.

A atual presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Rosario Andújar, tomou a palavra para explicar como surgiu a ideia de criar esta rede, cuja missão é “conservar, proteger e promover o património cultural, tanto material como intangível, que as celebrações da Semana Santa e Páscoa envolvem nestes Municípios; melhorar os destinos patrimoniais e seu ambiente natural e rural, apostando na redistribuição do turismo para outros destinos menos massificados, com características comuns, contribuindo para a prática de um turismo mais sustentável; criar redes de cooperação com agentes culturais e turísticos que aprofundem e realcem a autenticidade, singularidade e contexto social dos destinos; fomentar atividades educacionais, bem como promover investigação sobre esses costumes e
tradições próprias”.

Neste sentido, destacou o trabalho que vem sendo realizado nesta rede desde a sua criação, em março de 2019, com o objetivo de apresentar uma candidatura como Itinerário Cultural Europeu. “Este trabalho conjunto dos 18 destinos que atualmente compõem a Rede Europeia da Semana Santa das Celebrações Semana Santa e Páscoa é um compromisso com a glocalização”, disse Rosario Andújar.

A necessidade de encontrar pontos de união entre os diferentes destinos e, por sua vez, destacar a singularidade de cada um, torna este projeto um desafio empolgante. Reconhecer a importância, a nível social, dessas celebrações e como, graças a elas, ocorre o desenvolvimento de um território e do seu povo era a mensagem que se pretendia transmitir durante a apresentação.

Representação bracarense

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga esteve representada pelo seu presidente, o Cónego Avelino Marques Amorim, pela vereadora da Cultura, Lídia Dias; pelo representante da entidade regional de turismo Porto e Norte, Marco Sousa; e pelos membros da Comissão, Rui Ferreira e Abel Rocha.

Acerca Braga TV