Sé de Braga enche-se em dezembro com concertos de música coral, barroca e erudita
Quinta-feira , Fevereiro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2367
Principal / Cultura / Sé de Braga enche-se em dezembro com concertos de música coral, barroca e erudita

Sé de Braga enche-se em dezembro com concertos de música coral, barroca e erudita

captura-de-ecra%cc%83-2016-11-29-as-13-47-41

A música regressa à Sé de Braga, encerrando a programação cultural de 2016. De 2 a 22 de dezembro, será possível assistir a concertos de música coral, barroca e erudita interpretada por orquestras e grupos corais portugueses.

A 2 de dezembro, decorrerá, às 21h30, na Sé de Braga, o concerto com o Coro e Orquestra do Departamento de Música da Universidade do Minho dedicado à figura do bispo S. Frutuoso (656-665), no âmbito das comemorações dos 1360 anos da nomeação de S. Frutuoso como arcebispo de Braga no Concílio de Toledo, dos 1351 anos da morte do prelado e dos 50 anos da transladação das suas relíquias localizadas em Santiago de Compostela para Braga. De acordo com registos da época, citados pelo Monsenhor José Augusto Ferreira nos ‘Fastos Episcopais da Igreja Primacial de Braga’, S. Frutuoso terá tomado posse do cargo de bispo de Braga a 1 de dezembro de 656.

O Coro ‘Vox Caeli’, de Cantanhede, participa na Eucaristia de 4 de dezembro, às 11h30. A missa-concerto traz de novo a Braga o coro gandarês depois da sua passagem no IV e V Encontro de Coros no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Dirigido pelo maestro Bruno de Lima Pinto, o coro, que contabiliza dois anos de existência, conta já com um vasto currículo de concertos em Portugal continental, nas ilhas e ainda no estrangeiro.

A Orquestra Filarmónica de Braga sobe ao palco do Theatro Circo a 5 de dezembro, às 21h30, apresentando um concerto dedicado ao patrono da cidade de Braga, o arcebispo S. Geraldo, no dia que lhe é dedicado. Formada em 2015, a orquestra reúne músicos do curso de Música da Universidade do Minho e do Conservatório Calouste Gulbenkian, de Braga. Dirigida pelo maestro Filipe Cunha, a orquestra destaca-se pelo projecto ‘Canções de Abril’, apresentado em diversos palcos do país.

O Coro Académico da Universidade do Minho realiza, a 10 de dezembro, às 21h30, o tradicional Concerto de Natal ‘Puer Natus Est’, que conta 21 edições. Apelando ao espírito de solidariedade, o CAUM procura, também, recolher, durante o concerto, bens alimentares, como arroz, massa, enlatados  ou bolachas, que serão entregues à Casa de Acolhimento das Mães Solteiras Manuela Irgher, localizada em Santa Cruz, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. O concerto conta, ainda, com a participação da Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões que atua como coro convidado.

No dia 22 de dezembro, a Sé de Braga acolhe o Grande Concerto de Natal pelo Coro e Orquestra Barroca da Casa da Música, às 21h30. Formada há 10 anos, a Orquestra Barroca é atualmente dirigida por Laurence Cummings. Para além dos palcos nacionais, a Orquestra Barroca da Casa da Música conta com
apresentações em Espanha, França e Inglaterra. Por seu lado, o Coro da Casa da Música, foi criado em 2009 e é hoje dirigido por Paul Hillier. Destaca-se a passagem pelos festivais ‘Laus Polyphoniae’, em Antuérpia, na Holanda, ‘Handel’, de Londres, ‘Tenso Days’, em Marselha, e nos festivais de Música Antiga de Úbeda y Baeza, em Espanha, e de Música Contemporânea, de Huddersfield, em Inglaterra.

A entrada nos concertos organizados na Sé de Braga será gratuita.

Acerca Braga TV