São Vicente aguarda aprovação de fundos comunitários para restauração da Igreja
Quarta-feira , Janeiro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2345
Principal / Cultura / São Vicente aguarda aprovação de fundos comunitários para restauração da Igreja

São Vicente aguarda aprovação de fundos comunitários para restauração da Igreja

A Irmandade de São Vicente, no âmbito do projeto “Abrigar São Vicente” submeteu uma segunda candidatura ao projeto Norte 2020 para a recuperação da cobertura da Igreja e intervenção da torre sineira.

Segundo Daniel Pinto, membro da Irmandade de São Vicente, o projeto orçamentado em cerca de oitocentos mil euros, vindos de fundos comunitários, irão permitir avançar com as obras e corrigir os problemas estruturais desta Igreja. “A Irmandade candidatou-se ao Norte 2020 para a recuperação da cobertura da Igreja de São Vicente e da torre sineira. Estamos na fase de aguardar o resultado. O projeto está orçamentado em cerca de oitocentos mil euros e já é a segunda vez que concorremos. Temos uma expectativa muito grande que este projeto possa ser aprovado para que possamos recuperar a cobertura da Igreja e a intervenção na torre sineira. Tivemos várias entidades que foram parceiras neste projeto como o Município de Braga, a Junta de Freguesia de São Vicente, a Associação Comercial de Braga, a Profitecla, o Turismo Porto e Norte, a Direção Geral da Cultura do Norte e as Paróquias da área de São Vicente. Estamos muito confiantes que o resultado seja muito positivo para que possamos fazer aqui uma intervenção que permita abrigar aquilo que é o desígnio desta Irmandade que é ‘Abrigar São Vicente’ e corrigir os problemas estruturais desta Igreja”, disse.

Abrigar São Vicente” é um projeto que pretende angariar fundos para restaurar a Igreja de São Vicente, referido como “um tesouro da cidade de Braga” que foi reedificada em 1691. É um monumento que chegou aos dias de hoje com o trabalho das sucessivas gerações dos “Irmãos” e amigos da Irmandade de São Vicente. A Igreja de São Vicente é um exemplo da arquitetura e da talha do período barroco e rococó da cidade de Braga. Esta Igreja é “Membro da Sacrossanta Basílica de São João de Latrão” e foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1986. Com o passar do tempo, a Igreja degradou-se e precisa que o telhado e o teto sejam restaurados para continuar a “Abrigar São Vicente”. Neste momento também está a decorrer uma campanha de angariação de fundos para as obras de restauração e manutenção da Igreja.

Acerca Braga TV