São João de Braga volta a afirmar-se como a maior festa popular do país
Quinta-feira , Maio 23 2019 Periodicidade Diária nº 2094
Principal / Cultura / São João de Braga volta a afirmar-se como a maior festa popular do país

São João de Braga volta a afirmar-se como a maior festa popular do país

De 14 a 24 de junho, a cidade de Braga volta a acolher as maiores festas populares do São João que recebem anualmente milhares de pessoas. O programa das sanjoaninas inclui onze dias de festa com um programa recheado e diversificado com 164 iniciativas, entre desfiles, cortejos, concertos e espetáculos.

“Vamos ter mais de cento e sessenta eventos com largos milhares de pessoas a participarem. Entendemos que a superação de um milhão e duzentas mil pessoas, que foram os números que se registaram no ano de 2018, têm todas as condições para serem superados”, referiu Firmino Marques, presidente da Associação de Festas do São João de Braga, durante a apresentação do programa que decorreu esta tarde, no Parque da Ponte.

Firmino Marques projetou que o São João 2019 vai trazer à cidade um maior número de pessoas do que nas edições anteriores, uma vez que Braga recebeu a distinção de segundo Melhor Destino Europeu. “Para além de Braga ser o segundo destino mais votado e do agrado da Europa, vamos ter, por via desse desafio, um acrescentar de pessoas, que por curiosidade, vêm conhecer Braga e elegem as maiores festas como uma referência para poderem vir visitar a cidade”, disse o presidente da Associação de Festas.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou também presença na apresentação do programa, onde salientou que o São João de Braga distingue-se das outras festas populares do país. “O São João não é apenas uma celebração festiva, mas conta também com uma dimensão genuinamente religiosa, cultural, social e comunitária de reforço da nossa identidade coletiva, e é de todas estas multiplicidades de facetas que conseguimos ter algo que é claramente distintivo face a qualquer outra festa popular em todo o país”, ressalvou o presidente da Câmara Municipal.

Uma das novidades deste ano é a criação de uma Praça do Artesão que vai juntar o artesanato local com a confeção dos bordados tradicionais, sobretudo os Lenços dos Namorados. Esta edição vai contar também com uma zona dedicada à construção de Gigantones e Cabeçudos, à construção de bombos e de instrumentos de corda, cavaquinhos e de Violas Braguesas.

No que toca a concertos, o destaque vai para Agir e Anselmo Ralph que vão animar a Avenida Central nos dias 23 e 24, respetivamente. Também Toy, Vítor Rodrigues e Daniel Pereira Cristo vão fazer parte da animação musical das sanjoaninas.

A programação completa do São João de Braga 2019 pode ser consultada em: http://bit.do/eSuUx.

 

Acerca Braga TV