Santuário do Sameiro: Um lugar de paz, devoção e tranquilidade de espírito
Terça-feira , Maio 21 2019 Periodicidade Diária nº 2092
Principal / Cultura / Santuário do Sameiro: Um lugar de paz, devoção e tranquilidade de espírito

Santuário do Sameiro: Um lugar de paz, devoção e tranquilidade de espírito

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um Santuário Mariano que pode ser visitado na freguesia de Espinho, a 10km do centro da cidade de Braga. Situado no cume da montanha, o Santuário do Sameiro é o segundo lugar de culto mariano mais visitado de Portugal, seguido de Fátima. Considerado um dos Santuários mais belos do país, este lugar é visitado por milhares de turistas e peregrinos.

A história do culto a Nossa Senhora do Sameiro remonta ao ano de 1863 quando o Padre Martinho Pereira da Silva lançou a primeira pedra em honra da Imaculada Conceição de Maria. Passados seis anos, foi inaugurada uma imagem de grandes dimensões de Nossa Senhora no cume da montanha, a mando do vigário de Braga.

Em 1878, chegou a Braga a imagem de Nossa Senhora do Sameiro, obra do escultor italiano Eugénio Maccagnani e em 1880, a imagem foi conduzida até ao Sameiro e colocada numa capela para devoção.

Em 1883, o monumento foi destruído, por causas desconhecidas até hoje, mas em 1886 inaugurou-se um novo monumento e em 1890 foi lançada a primeira pedra do atual Santuário.

Em 1936, deu-se início à construção da cúpula e em 1941 decorreu a sagração do altar do Santuário. Para acolher um grande número de peregrinos nas datas especiais, foi construído uma cripta no subsolo do Santuário.

O Santuário do Sameiro viveu um dos pontos altos em 1982 com a visita do Papa João Paulo II, que levou milhares de fiéis ao alto do monte sagrado.

Em 2004, na comemoração do 150.º aniversário da proclamação do dogma de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o Papa João Paulo II distinguiu o Santuário do Sameiro com a Rosa de Ouro.

A imagem da Imaculada Conceição é venerada na Basílica onde os fiéis devotos cumprem as suas promessas e pedem proteção.

Todos os anos, no primeiro domingo de junho, realiza-se a peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro desde a Sé Catedral para homenagear a Imaculada Conceição.

Santuário do Sameiro: Um lugar de paz, devoção e tranquilidade de espírito.

Santuário do Sameiro de Braga é um dos lugares de culto mariano mais visitados em Portugal.

Posted by Braga TV on Saturday, February 23, 2019

Acerca Braga TV