Sameiro tem novo acesso de circulação com trânsito invertido
Quarta-feira , Fevereiro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2366
Principal / Notícias / Sameiro tem novo acesso de circulação com trânsito invertido

Sameiro tem novo acesso de circulação com trânsito invertido

No âmbito do projeto “Sameiro de todos, Sameiro para todos”, inaugurado este domingo, a renovada Avenida veio descongestionar o trânsito automóvel com um novo acesso que foi invertido.

De acordo com o Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro, este projeto foi possível com o apoio do Turismo Porto e Norte de Portugal e da Câmara Municipal de Braga, facilitando, assim, a fluidez no trânsito. “Reordenamos o trânsito com um novo sentido, obra que foi pensada para uma circulação diferente. As viaturas podem agora seguir em frente ao chegarem à rotunda do Papa João Paulo II. Para quem vem do lado da Falperra e os que vêm do lado do Bom Jesus, têm de virar à esquerda, seguindo pelo antigo posto da GNR, desembocando aqui. Chegados aqui à Avenida, a circulação é simples, com acesso aos parques de estacionamento e com saída na avenida do santuário, portanto, o trânsito irá ser invertido para acabar com as tesouradas que haviam há tempos atrás. Fizeram-se várias experiências e verificamos que esta seria a melhor solução para a circulação automóvel e para a sua fluidez”, frisou o Cónego.

Para além da nova circulação, o Santuário Mariano mais visitado do norte de Portugal tem uma praça maior com jardins e uma sinalética para os invisuais e amblíopes que queiram visitar este espaço. “Resolvemos renovar esta Avenida, criando uma praça maior frente às quatro estátuas dos Doutores Marianos, com a colocação do busto do Padre Martinho Silva, fundador do Santuário do Sameiro e um novo relvado com a colocação das letras desenhadas em forma de A e M, iniciais de Avé Maria”, acrescentou.

A sinalética para os invisuais e amblíopes teve o apoio das instituições da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e da Associação Portuguesa de Deficientes.

Este novo acesso será ainda condicionado no próximo sábado e domingo, dias 11 e 12 de maio, devido à Rampa da Falperra.

Acerca Braga TV