S. Victor celebrou Dia Internacional da Pessoa Idosa com homenagem aos seniores da freguesia
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Freguesias / S. Victor celebrou Dia Internacional da Pessoa Idosa com homenagem aos seniores da freguesia

S. Victor celebrou Dia Internacional da Pessoa Idosa com homenagem aos seniores da freguesia

No dia 1 de outubro celebrou-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa e a Autarquia de S. Victor, numa iniciativa de integração e combate ao isolamento social, antecipou a celebração, homenageando todos os seniores, convidando-os a participar num fim de semana de intensa atividade e emoção.

“Férias Seniores na Praia da Apúlia 2019”, iniciativa que decorreu nos dias 28 e 29 de setembro, visou transformar um fim de semana normal em 48 horas de grande alegria, muitos sorrisos e pleno de emoções, enfatizando a necessidade da promoção do convívio, da partilha de ideias e de momentos que marquem positivamente os seniores de S. Victor.

A Autarquia teve a possibilidade de reunir 150 seniores, de várias localidades da freguesia, levando-os até à Praia da Apúlia, onde ficaram alojados na Colónia de Férias da Segurança Social. Neste local, o programa cultural foi diversificado, contando com a colaboração de onze monitores voluntários. O Programa cultural incidiu numa visita ao Santuário do Monte da Franqueira onde os participantes puderam usufruir da paisagem e do local histórico. Ao longo do dia realizaram jogos lúdicos e que visaram o estímulo à motricidade, combatendo o sedentarismo. A noite de atividade começou com as ilusões do Mágico Teixeirinha e com a dinâmica artística das Irmãs Ginastas. De seguida, realizou-se o sarau cultural, animado pelo Grupo Coral de Guadalupe, que encantou os seniores com músicas de outros tempos, bem como com a atuação da Estudantina de Braga, Tuna que ensaia na sede da Junta de Freguesia de S. Victor. No fim da atuação, ainda houve espaço para um “bailarico” à moda do antigamente.

A celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa contou com um momento muito especial, que visou celebrar a vida, encontrando, por entre todos os participantes, o Homem e a Mulher com que tenham alcançado a maior marca de idade. De entre os 150 presentes, celebrou-se, em conjunto com Alzira Pereira e com Gracinda Gonçalves (ambas com 92 anos),  José Gonçalves (90 anos) e com Olinda Gonzalez, Arminda Rosas e Valdemar Castro, de 89 anos, a felicidade de um percurso de vida e de muitas experiências. E porque o dia era de festa, os presentes cantaram os parabéns a todos quanto vivem esta experiência com vontade de a repetir no próximo ano.

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, afirma que estas iniciativas são de valor acrescentado, porque refletem a verdadeira riqueza de uma gestão de proximidade, bem como visam reforçar os laços entre a autarquia e os habitantes. “Esta atividade pretende ser um reforço no combate ao isolamento social e dar músculo à necessidade de um acompanhamento social a casos de carência afetiva ou financeira. Desta forma, vamos ‘mapeando’ a freguesia, indo ao encontro das suas necessidades”, disse o presidente.

Esta iniciativa contou com a colaboração do CCD Braga, que abre as portas das instalações da Colónia de Férias da Apúlia como reforço às iniciativas sociais e de proximidade às pessoas.

Acerca Braga TV