Requalificação da EB1 de Este S. Pedro avança em 2020
Sábado , Dezembro 7 2019 Periodicidade Diária nº 2292
Principal / Freguesias / Requalificação da EB1 de Este S. Pedro avança em 2020

Requalificação da EB1 de Este S. Pedro avança em 2020

A EB1 de Este S. Pedro vai ser totalmente requalificada no próximo ano. A garantia foi deixada esta sexta-feira por Ricardo Rio, durante uma visita à União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede), adiantando também que a EB1 de S. Mamede irá igualmente ser intervencionada.

O projeto já está concluído, faltando agora o lançamento do processo concursal e toda a tramitação legal. “Estamos a falar de uma obra superior a um milhão de euros, que vai permitir a requalificação e ampliação da escola. Este é um investimento muito necessário e há muito ambicionado pela população”, referiu Ricardo Rio, perspetivando que as obras comecem no início do próximo ano letivo de forma a não comprometer o arranque das atividades letivas. Quanto à EB1 de Este S. Mamede, a intervenção será “de menor dimensão”, no entanto a escola irá ser alvo de “melhorias relevantes no seu interior e o espaço exterior será totalmente renovado que vão melhorar ainda mais as condições de funcionamento deste equipamento escolar que tem vindo a registar um número crescente de alunos”.

Depois de visitar várias intervenções efetuadas nos espaços públicos da União de Freguesias, Ricardo Rio salientou que uma das preocupações do Município para esta zona do concelho prende-se com a segurança rodoviária. “Estamos a fazer várias intervenções na variante do Fojo e vamos retirar a passagem superior junto ao Moinho de Este S. Pedro e criar melhores condições de atravessamento para peões. Vamos também intervir no Largo de Pidre, em Este S. Mamede, numa obra de grande envergadura e que vai melhorar as condições de circulação e estacionamento na envolvente da escola”, garantiu o autarca.

Por seu turno, o presidente da União de Freguesias, Manuel Carvalho, referiu que a intervenção na EB1 de Este S. Pedro é “prioritária”, adiantando que com esta requalificação, a escola vai passar a integrar o Jardim de Infância e contar com mais salas e um polivalente para toda a comunidade escolar. “Em suma, vai ser uma escola feita de raiz e, praticamente, só vai ser aproveitado o esqueleto”. Com as atuais instalações do Jardim de Infância a ficarem disponíveis após a integração na escola básica, Manuel Carvalho espera conseguir criar uma creche para responder a uma lacuna daquela zona do concelho.

Quanto à escola de S. Mamede, o autarca local lembrou que “apesar de ser uma intervenção diferente”, esta é uma intervenção “urgente porque durante o Inverno o corpo docente enfrenta muitas dificuldades, uma vez que o recreio não corresponde às necessidades atuais, precisando de um piso adequado e do aumento da parte coberta. No interior também serão efetuadas melhorias nas salas para dar melhores condições para os alunos e professores”, explicou Manuel Carvalho, salientando que “para além das acessibilidades, a educação e o ambiente são as nossas principais prioridades para a União de Freguesias”.

Nesta visita, Ricardo Rio ficou a conhecer de perto as obras de ampliação da sede da União de Freguesias e do seu espaço envolvente, a requalificação de algumas ruas como a Rua da Igreja a Rua do Tojal, a pavimentação do acesso ao “Chamor” e da Rua do Tourão, em S. Mamede. Em curso estão as obras do Parque infantil e de Lazer em S. Pedro, assim como a reabilitação da poça e do Pontão do Pregal em S. Mamede.

Acerca Braga TV