Rancho de Nogueira abre comemorações dos 25 anos
Sexta-feira , Janeiro 18 2019 Periodicidade Diária nº 1969
Principal / Freguesias / Rancho de Nogueira abre comemorações dos 25 anos

Rancho de Nogueira abre comemorações dos 25 anos

O Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira assinalou, este sábado, no salão da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, com pompa e circunstância, e com muito público presente, o lançamento do seu calendário de atividades do ano em que assinalam as Bodas de Prata. Ao executivo da União de Freguesias, juntou-se em representação da Câmara Municipal de Braga, António Barroso, membro do Gabinete de Apoio à Presidência.

Tratou-se de um dia especial para este grupo que conta com cerca de 65 elementos e com uma característica intrínseca de intergeracionalidade. O Rancho tem elementos com idades entre os 3 e 84 anos.

Visivelmente emocionado, António Oliveira, presidente do Rancho, explicou por que razão seria este dia especial. “O aniversário realizas-se no dia 25 de fevereiro, mas o dia de hoje serve precisamente para fazer o lançamento desse dia. Vamos, por isso, apresentar todas as atividades nas quais iremos participar ao longo deste ano especial. Para hoje preparámos uma atuação especial e iremos apresentar o calendário de atividades para 2019”, disse.

Goreti Machado também endereçou palavras elogiosas ao trabalho desenvolvido pelo Rancho. “Estamos exatamente a 41 dias de cantar os parabéns ao Rancho Folclórico de Nogueira. Não é um dia qualquer. É o dia em que se comemoram as Bodas de Prata. O dia em que se lembra e recorda o trabalho e a dedicação do Rancho Folclórico de Nogueira. Ele é hoje um exemplo vivo da salvaguarda e divulgação da cultura popular, tradicional do Baixo Minho, dos finais do Século XIX, princípios do Século XX. Sem esse trabalho, sem essa dedicação, muita coisa se teria perdido”, disse a presidente da União de Freguesias.

O pároco Simon Ayogu também marcou presença na iniciativa, sublinhando a importância do que comunica o Rancho de Nogueira. “É muito importante o que vocês fazem comunicam. Quem vos vê volta atrás e isso é muito importante para a nossa cultura e para o homem moderno. Sem hoje, não vamos compreender o amanhã, nem nos poderemos projetar para o amanhã”, disse.

No mesmo sentido surgiram as palavras de António Barroso que considera o Grupo Folclórico “algo que enriquece uma terra”. “Se Nogueira é rica por ter este grupo, se Braga é rica por ter este grupo, se Portugal também é rico – porque o que estes grupos fazem leva o nome da freguesia, do concelho e do país além-fronteiras – é porque há esta vontade de preservar as tradições”, disse António Barroso.

A par das atuações que tiveram lugar sobre a marca “25 anos de histórias, 25 anos de memórias”, houve tempo para mais dois momentos altos do evento: a apresentação da Comissão de Honra dos 25 anos do Rancho de Nogueira, bem como a apresentação de um calendário composto por fotografias do Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira.

Acerca Braga TV