Projeto “Pão de Lázaro” oferece pequeno-almoço aos sem-abrigo de Braga
Sexta-feira , Novembro 15 2019 Periodicidade Diária nº 2270
Principal / Notícias / Projeto “Pão de Lázaro” oferece pequeno-almoço aos sem-abrigo de Braga

Projeto “Pão de Lázaro” oferece pequeno-almoço aos sem-abrigo de Braga

A Arquidiocese de Braga, através da Associação dos Hospitalários de São Lázaro, serve diariamente o pequeno-almoço a pessoas sem-abrigo. O projeto “Pão de Lázaro” decorre das 8h00 às 9h30, nas instalações da Igreja dos Terceiros, na Rua do Castelo, ao longo de todo o ano. Ali, os sem-abrigo são recebidos de forma calorosa pelos voluntários que lhes asseguram uma refeição quente e um momento de convívio.

“É com muito gosto que aqui estamos. Cada dia há uma equipa diferente para dar o apoio aos sem-abrigo e a toda a gente que precisa. Eles gostam de falar connosco e às vezes até nos pedem opiniões. Já conseguimos arranjar um emprego a uma senhora que vem cá tomar o pequeno-almoço. Dentro dos possíveis, nas nossas possibilidades, fazemos o melhor”, explica Zulmira Castro, voluntária envolvida no projeto “Pão de Lázaro”.

O “Pão de Lázaro” partiu de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, que decidiu colmatar esta lacuna  existente na cidade de Braga.

“Foi um projeto que começou por um desafio de D. Jorge, nosso Arcebispo, que verificou que não havia nenhuma resposta nesta área do pequeno-almoço. Há várias instituições em Braga que operam no apoio aos sem-abrigo, mas não havia pequeno-almoço. Começámos na dúvida se seria uma resposta que faria sentido e temos visto que sim. Desde há seis meses que já temos uma média de 1900 pequenos-almoços servidos”, refere Jorge Teixeira da Associação dos Hospitalários de São Lázaro.

O pequeno-almoço é assegurado com a ajuda de empresas que fornecem géneros alimentares, no entanto, Jorge Teixeira confessa que há carência de outros produtos para poderem diversificar o pequeno-almoço. “Contamos com a ajuda de empresas que nos dão alguns géneros alimentares, mas outros têm de ser comprados por nós, pelos Irmãos da Associação, que nos cotizamos para comprar. Por isso, apelamos a quem nos puder ajudar com outros géneros para servirmos o pequeno-almoço que neste momento é composto de leite, cevada, pão com doce, manteiga e fruta. Aliás, neste momento temos necessidade de manteiga, pão e cevada que são comprados com as esmolas da Associação dos Hospitalários de São Lázaro. Se conseguíssemos a ajuda de empresas voluntárias que pudessem fornecer outros géneros como queijo ou fiambre, seria muito bem-vindo. Diversificávamos o pequeno-almoço e, ao mesmo tempo, essas empresas poderiam ser nossas associadas nesta missão de bem fazer”, sublinha.

Jorge Teixeira ressalva que na cidade de Braga existem outras pessoas desfavorecidas que também merecem uma atenção especial, e apela à população que tenha conhecimento de casos semelhantes, que as direcione para o Pão de Lázaro. “Verificámos que muitas vezes vêm pessoas que não são sem-abrigo. É outra franja de pobreza que também temos de estar muito atentos, porque são pessoas que têm muito poucos rendimentos e pagam imenso de renda de casa ou de quarto. Por isso, se as pessoas souberem de alguém que esteja a pedir ou alguma pessoa que seja sem-abrigo, pode dizer que nós estamos aqui todos os dias nas instalações ao lado da Igreja dos Terceiros. As pessoas podem cá vir pois não serão expostas. Não pedimos identificação, nem fazemos perguntas”, garante Jorge Teixeira.

O “Pão de Lázaro” está de portas abertas para ajudar não só os sem-abrigo como também pessoas que estão a atravessar dificuldades.

A Associação dos Hospitalários de São Lázaro deixa o apelo à população e empresas para associarem-se a esta causa no apoio ao “Pão de Lázaro” com géneros alimentares.

Projeto "Pão de Lázaro" serve pequeno-almoço aos sem-abrigo de Braga

Voluntários no "Pão de Lázaro" asseguram diariamente o pequeno-almoço aos sem-abrigo de Braga.

Posted by Braga TV on Wednesday, November 6, 2019

Acerca Braga TV