Projeto “Ciclo do Conhecimento” dá a conhecer a História da cidade aos séniores de Braga
Quinta-feira , Novembro 21 2019 Periodicidade Diária nº 2276
Principal / Notícias / Projeto “Ciclo do Conhecimento” dá a conhecer a História da cidade aos séniores de Braga

Projeto “Ciclo do Conhecimento” dá a conhecer a História da cidade aos séniores de Braga

Conhecer a História e Histórias de Braga, promover o convívio e bem-estar da população sénior e combater o isolamento. Estes são alguns dos objetivos do projeto “Ciclo do Conhecimento” que esta quarta-feira proporcionou a cerca de 80 seniores bracarenses uma tarde diferente com uma visita guiada ao Museu Pio XII.

Esta foi a primeira visita do projeto desenvolvido pelo Município de Braga que, semanalmente, dinamiza sessões com a transmissão de saberes e conhecimento sobre a História de Braga através de visitas a espaços culturais e históricos da cidade. A par de outras atividades, estas sessões constituem uma resposta socioeducativa, promovendo o convívio em detrimento da solidão, e o bem-estar psíquico da população sénior.

As sessões realizam-se às quartas-feiras e decorrem até julho, com um objetivo social e cultural definido incidindo, particularmente, na difusão de histórias locais. Estas iniciativas contribuem para que o público sénior estabeleça uma ligação com as suas raízes identitárias e com espaços que estão próximos, mas por vezes, e devido a algumas circunstâncias, se tornam demasiado afastados.

O número de participantes nas sessões reflete a busca pelo conhecimento, pelo saber mais sobre Braga. Considerando que a aprendizagem se faz ao longo da vida, a educação pode constituir-se como uma mais-valia para os seniores, fomentando a construção de novos objetivos e saberes. Neste prisma e tendo em vista a promoção do envelhecimento ativo, o Município de Braga desenvolve um conjunto de experiências que englobam a educação e a formação ao longo da vida.

Braga é um Município que “encara a educação ao longo da vida como um direito fundamental que promove o desenvolvimento coletivo”, sendo que esta iniciativa é também “uma forma de valorizar e potenciar a educação sénior com projeção para o futuro”.

Acerca Braga TV