Domingo , Junho 3 2018 Periodicidade Diária nº 1740
Principal / Notícias / Procissões da Semana Santa sofrem alterações de percurso

Procissões da Semana Santa sofrem alterações de percurso

Este ano três das procissões da Semana Santa sofrem alterações de percurso, à exceção do Cortejo Bíblico ‘Vós sereis o Meu povo’ (Procissão da Burrinha), que mantém o mesmo percurso dos anos anteriores. Já a Procissão dos Passos, a Procissão do Ecce Homo e a Procissão do Enterro sofrem uma alteração em parte do percurso.

No caso da Procissão dos Passos, à subida da Rua D. Diogo de Sousa, em frente da igreja da Misericórdia, a procissão vira à esquerda, para a Rua da Misericórdia, passa em frente da Biblioteca Pública, vira à direita para a Rua Eça de Queirós (ladeando o Jardim de Santa Bárbara), vira à direita novamente para a Rua Dr. Justino Cruz e, no final desta, vira à esquerda para a Rua do Souto, retomando o habitual trajeto.

As Procissões do Ecce Homo e Enterro do Senhor serão alvo da mesma alteração mas em sentido inverso.

Itinerário da Procissão dos Passos

Igreja do Seminário > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Largo Carlos Amarante (contornando-o) > Sermão do Encontro > Largo de S. João do Souto > Rua D. Afonso Henriques > Rua D. Gonçalo Pereira > Rua D. Paio Mendes > Av. S. Miguel-o-Anjo > Arco da Porta Nova > Rua D. Diogo de Sousa > Rua da Misericórdia > Rua Eça de Queirós > Rua Dr. Justino Cruz > Rua do Souto > Largo do Barão de S. Martinho e Rua de S. Marcos, recolhendo à Igreja de Santa Cruz.

Itinerário da Procissão do Senhor Ecce Homo

Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > e recolhe à Igreja da Misericórdia.

Itinerário da Procissão do Enterro

Sé Catedral > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos >Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes e recolhe à Sé Catedral.

Duas novidades

A Comissão da Semana Santa de Braga vai criar também um espaço destinado exclusivamente a pessoas com mobilidade reduzida, e em geral a pessoas idosas, no Largo Paulo Orósio, em frente aos Bombeiros Voluntários, para estas pessoas poderem assistir mais confortavelmente à passagem das procissões.

Este ano, e retomando uma tradição da década de trinta do século passado, na sexta-feira Santa, e em todo o percurso da Procissão do Enterro do Senhor, a iluminação pública será velada com véus pretos, ajudando a criar uma atmosfera de acordo com a solenidade da procissão.

Alguns dos mais emblemáticos edifícios da cidade estarão iluminados na cor roxa, cor que está ligada ao imaginário da quadra, e que pretende criar toda uma atmosfera de envolvimento na quadra que se atravessa.

Acerca Braga TV