Procissão “Ecce Homo” percorre amanhã as ruas de Braga
Quinta-feira , Julho 18 2019 Periodicidade Diária nº 2150
Principal / Cultura / Procissão “Ecce Homo” percorre amanhã as ruas de Braga

Procissão “Ecce Homo” percorre amanhã as ruas de Braga

São esperadas milhares de pessoas em Braga para assistir à emblemática procissão do “Ecce Homo” que integra Farricocos, Fogaréus, figurinos e quadros alusivos à história da Misericórdia e à vivência das suas 14 obras.

Esta tradição antiga da cidade teve origem entre os finais do século XVI e princípio do século XVII, onde os Farricocos e Fogaréus, durante a quaresma, chamavam os pecadores à rua para a penitência, onde estes eram perdoados e reintegrados na Igreja na quinta-feira santa.

O simbolismo e o significado desta procissão é a misericórdia, a indolência e o reconhecimento que se passou com Jesus na quinta-feira à noite antes da sua crucificação.

Também conhecida como o ‘Senhor da Cana Verde’, a procissão é realizada exclusivamente pela Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Braga.

A procissão tem início amanhã, dia 18, às 21h30, com saída da Igreja da Misericórdia.

Itinerário

Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > e recolhe à Igreja da Misericórdia.

Acerca Braga TV