Procissão deu cor e brilho à Festa de Santo António em Lamas
Segunda-feira , Setembro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2210
Principal / Freguesias / Procissão deu cor e brilho à Festa de Santo António em Lamas

Procissão deu cor e brilho à Festa de Santo António em Lamas

A freguesia de Lamas celebrou este fim de semana as festas em honra de Santo António. Com um programa de três dias, o ponto alto das festividades decorreu este domingo à tarde com a celebração da Eucaristia e da Procissão. O cortejo religioso integrou cinco andores, cerca de trinta figurinos, bandeiras, dois cavaleiros e os Escuteiros de Figueiredo.

Marco Oliveira, membro da Comissão de Festas de Santo António explicou que, apesar da comissão ser constituída por um número reduzido, os membros conseguiram realizar a festa com força de vontade e com o apoio da freguesia. “Somos três casais, mais o Gabriel, que trabalha por dois, e a Isabel, que é uma pessoa muito amiga e que nos tem dado força e apoio para que a festa ficasse bonita. Fomos poucos, mas conseguimos dar a volta por cima também com a ajuda da freguesia, e hoje estamos muito orgulhosos do nosso trabalho”, referiu.

Após um interregno de 30 anos, a Comissão de Festas retomou a integração de figurinos na Procissão, com a expectativa que esta tradição se mantenha viva na freguesia. “Há muitos anos que a Procissão não saía com figurinos e este ano, com muito trabalho e empenho, conseguimos reatar esta tradição porque embeleza ainda mais a Procissão e esperamos que as comissões vindouras a possam manter”, disse Alexandrina Gonçalves, da Comissão de Festas.

Gabriel Vieira, também da Comissão, regozijou-se pelo esforço de toda esta equipa, tendo superado todas as expectativas. “Estas noites foram muito agradáveis e superamos todas as expectativas a nível de noitadas. Na noite de sexta-feira conseguimos bater o recorde a nível de aderência. Tivemos grupos que vieram apoiar-nos porque sentem que a freguesia necessita de uma festa e temos de cativar as pessoas para que ela não termine. Com menos ou mais aderência financeira, o importante é que as pessoas adiram e a freguesia de Lamas está de parabéns. Aproveito para agradecer a todos a sua presença e o apoio que tivemos, principalmente das senhoras que cozinharam o ano todo para a angariação de receitas, à D.Isabel Cunha, que faz muito pela nossa festa, e à Junta de Freguesia”, disse.

Organizada pela Comissão de Festas de Santo António, as festividades contaram com o apoio da Junta de Freguesia de Lamas e da população que assim mantêm viva esta tradição.

No final das celebrações de Santo António, conhecido como o Santo Casamenteiro, Marco Oliveira, um dos membros da Comissão de Festas, fez um pedido de casamento, momento que ficará registado na freguesia de Lamas.

Procissão deu cor e brilho à Festa de Santo António em Lamas

Freguesia de Lamas esteve em festa em honra de Santo António.

Posted by Braga TV on Sunday, June 16, 2019

Acerca Braga TV