Procissão da Burrinha engrandece Semana Santa de Braga
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Cultura / Procissão da Burrinha engrandece Semana Santa de Braga

Procissão da Burrinha engrandece Semana Santa de Braga

Foi apresentado esta manhã, em conferência de imprensa, o Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, mais conhecido como a Procissão da Burrinha, inserida nas Solenidades da Semana Santa de Braga, que se realiza no dia 17 de abril às 21h30, com partida na Igreja Paroquial de São Victor.

Organizada pela Junta de Freguesia e pela Paróquia de S. Victor, a Procissão da Burrinha volta a percorrer as ruas de Braga com o mesmo itinerário dos anos anteriores. “A Procissão da Burrinha vai percorrer o mesmo itinerário que tem vindo a fazer e gostaríamos de ter novamente as ruas cheias a que nos já habituámos”, disse Ricardo Silva, presidente da Junta de S. Victor.

A organização irá manter este ano a distribuição de livros explicativos, assim como a aplicação “Minha Freguesia”, onde será possível acompanhar o cortejo em tempo real. “Interessa que as pessoas consigam perceber o que cada quadro representa e o esforço que a Junta e a Paróquia têm feito, que é precisamente conseguir levar mais informação até às pessoas. Por isso, vamos manter a distribuição de livros explicativos, bem como a aplicação, onde as pessoas podem ir acompanhando os quadros em tempo real, bem como saber onde está localizada a burrinha”, acrescentou o presidente.

De acordo com Sérgio Torres, Pároco de S. Victor, o investimento feito na edição deste ano vai melhorar ainda mais a qualidade da Procissão, tendo como uma das novidades a renovação do guarda-roupa de cerca de 150 figurinos. “O nosso investimento tem sido todos os anos na renovação dos quadros e este ano também temos essa alegria de ter feito um investimento que vai melhorar em muito a qualidade da Procissão, particularmente o guarda-roupa. É uma imensa alegria trabalhar para o sucesso de tudo isto, que é nosso seguramente, da Paroquia e da Junta de Freguesia, mas é também da cidade e, da nossa parte, o nosso compromisso é sempre este, apostar na maior qualidade possível da Procissão da Burrinha”, frisou Sérgio Torres.

Já Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, salientou que “se a Semana Santa de Braga não tivesse a Procissão da Burrinha, não teria o mesmo valor”. “Enalteço o trabalho desenvolvido por todos, pela Paróquia, pela Junta de Freguesia, como também pelos parceiros que se esforçam em tornar a Procissão da Burrinha mais distintiva e cada vez com mais qualidade, nunca perdendo o caráter pedagógico e educativo. É um momento muito importante para quem vive e quem sente tudo aquilo que está a assistir”, concluiu a vereadora.

A organização irá colocar à venda uma imagem alusiva à Senhora da Burrinha, feita em barro, que estará disponível, a partir do dia 10 de abril, na Junta de Freguesia e na Igreja paroquial.

Procissão da Burrinha engrandece Semana Santa de Braga

S. Victor aposta na qualidade da Procissão da Burrinha que sai à rua no dia 17 de abril.

Posted by Braga TV on Wednesday, March 27, 2019

Acerca Braga TV