Terça-feira , Março 20 2018 Periodicidade Diária nº 1665
Principal / Cultura / Presépio Vivo de Priscos encerra com mensagem de solidariedade

Presépio Vivo de Priscos encerra com mensagem de solidariedade

O Presépio Vivo de Priscos encerrou este domingo a sua décima segunda edição. Com cerca de 800 figurantes e 90 cenários, o presépio pretende não só retratar a época em que Jesus nasceu mas também transmitir uma mensagem de proximidade entre a comunidade da freguesia e os visitantes.

João Torres, Pároco de Priscos, falou que o mais importante do Presépio Vivo de Priscos não é o êxito em número de visitantes mas o ajudar em mudar a vida das pessoas, uma vez que os residentes de Priscos e os reclusos do Estabelecimento Prisonal de Braga contribuem ao longo do ano na construção do Presépio. “Podíamos dizer que foi um sucesso, embora não seja a nossa grande preocupação ter esta palavramas em termos globais foi muito positivo. O presépio é construído com as pessoas de Priscos e também com os reclusos que têm passado por aqui. É um outro presépio que as pessoas não conhecem mas é o presépio mais genuíno que nós temos, que é fazer nascer alguém e podemos agradecer o termos tido essa iniciativa de ajudar alguém a viver de forma diferente”, disse o Pároco.

“Já cá passaram 21 reclusos. Este ano, na véspera de Natal, um recluso que estava a almoçar connosco teve a notícia, através do guarda prisional que recebeu um telefonema, de que estava em liberdade. Acho que foi o melhor presente de Natal que eu já tive que é sentir a alegria de alguém de perceber que está livre e que nós ajudamos a contribuir para essa liberdade. É das melhores coisas que o Presépio Vivo de Priscos tem. Os números são interessantes, são importantes mas isso passa-nos um pouco à margem porque se nós ajudarmos a mudar a vida nem que seja só de uma pessoa, já valeu a pena fazer o Presépio.”, concluiu João Torres.

O Presépio atraiu este ano cerca de 106 mil visitantes, entre eles 560 excursões organizadas que vieram de vários pontos do país, inclusive da vizinha Espanha.

Acerca Braga TV