Prémio Dr. Manuel Monteiro é marco relevante para a Cultura de Braga
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Cultura / Prémio Dr. Manuel Monteiro é marco relevante para a Cultura de Braga

Prémio Dr. Manuel Monteiro é marco relevante para a Cultura de Braga

Captura de ecrã 2017-03-28, às 19.17.27

No Dia Nacional dos Centros Históricos, que se assinala hoje, o Município de Braga procedeu à entrega do Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro a José Carlos Peixoto pela sua obra “Memórias do Couto de Tibães”, numa cerimónia realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho.

Este é um prémio instituído pelo Município de Braga com o objetivo de honrar a memória de Manuel Monteiro, ilustre escritor, arqueólogo, etnólogo, magistrado, diplomata e crítico de arte bracarense, assim como para fomentar o interesse dos investigadores pela história de Braga.

Para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, este prémio representa “um marco relevante para a cultura de Braga, constituindo-se como mais um valioso contributo para a promoção da nossa identidade”.

Nesta primeira edição, o júri constituído por Maria do Carmo Franco Ribeiro, Miguel Sopas Bandeira e Armando Malheiro da Silva, deliberou ainda nomear três menções honrosas aos seguintes trabalhos: “A vivência da Morte e a Salvação da Alma na Braga Setecentista”, de Norberto Ferraz; “Entre a Clausura e o século: O recolhimento de Santo António do Campo da Vinha sob a administração da Misericórdia de Braga (séculos XVII-XVIII)”, de Manuela Machado; “Os focos que nos desunem”, de Joaquim Martins e José Soares.

De referir que esta primeira edição foram submetidos 13 trabalhos científicos. A segunda edição do Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro será lançada no final do ano.

Acerca Braga TV