Plano de Mobilidade Urbana Sustentável em debate no Museu D. Diogo de Sousa
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
Principal / Eventos / Plano de Mobilidade Urbana Sustentável em debate no Museu D. Diogo de Sousa

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável em debate no Museu D. Diogo de Sousa

No âmbito da participação pública no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Braga, realiza-se no dia 27 de novembro, pelas 16h00, no Museu D. Diogo de Sousa, o segundo debate aberto ao público em geral.

Para esta iniciativa estão convidados os membros do Grupo de Ação Local para a Mobilidade Urbana Sustentável em Braga e, na ocasião, será apresentado o ponto de situação do plano, bem como o enunciado das grandes opções estratégicas e suas ações.

Na sequência deste debate será dado início a um período de discussão pública, que se prolonga até 31 de dezembro, destinado a promover a recolha de contributos e sugestões, que irão analisadas com vista à respetiva incorporação no documento.

Para o vereador da Mobilidade, Miguel Bandeira, este tem sido, até à data, um plano participado onde o Município vem auscultando os principais agentes envolvidos nesta matéria, quer ao nível do Grupo de Ação Local – onde estão representadas as instituições, as entidades e as associações -, como mobilizando, simultaneamente, o Executivo Municipal e a Comissão de Urbanismo e Planeamento da Assembleia Municipal.

Segundo Miguel Bandeira, este é mais um momento destinado a proporcionar a participação e de debate. “É fundamental que haja um compromisso de todos para a implementação de um novo paradigma de mobilidade. As prioridades de investimento a nível europeu e as candidaturas ao Portugal 2020 encontram-se ancoradas numa estratégia de baixo teor de carbono, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável, e os PMUS são já obrigatórios na maioria dos países europeus. Apesar de em Portugal a sua elaboração ser, ainda, facultativa, o Município de Braga considera que esta é uma ferramenta prioritária para o planeamento da mobilidade e para o enquadramento estratégico e concertação dos projetos nessa área e na finalidade das candidaturas vindouras, como modo prioritário de valorização do futuro do nosso território”, refere.

Acerca Braga TV