Peregrinos cavaleiros partiram de Braga rumo a Santiago de Compostela
Terça-feira , Fevereiro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2372
Principal / Notícias / Peregrinos cavaleiros partiram de Braga rumo a Santiago de Compostela

Peregrinos cavaleiros partiram de Braga rumo a Santiago de Compostela

IMG_7024

Decorreu esta manhã o início de uma peregrinação a cavalo no Caminho de Santiago com partida na Sé de Braga. O grupo, composto por 10 cavalos e respetivos cavaleiros, percorrerá o Caminho de Santiago em várias etapas. Esta primeira fase terá um percurso de 40 quilómetros, terminando em Ponte de Lima.

Luís Antunes, responsável da Associação Cultural dos Amigos do Cavalo de Passo Travado de Couceiro, referiu que a ideia surgiu há dois anos e que tem vindo a preparar os cavalos para esta peregrinação. “Faremos etapa por etapa porque necessitamos dessa logística e nestes três dias já temos alojamento para os cavaleiros e estábulos para os cavalos. À priori, os cavalos estão preparados para fazer o percurso até Santiago, pois vamos a passo e grande parte dos caminhos é de terra batida.”, frisou.

António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, salientou que esta peregrinação é importante, pois vem afirmar a cidade no Caminho de Santiago. “Logo na primeira hora estivemos disponíveis para apoiar, não só a logística como a articulação das autoridades e da limpeza que está a ser assegurada para que tudo fique como estava, uma vez que a Agere procede à limpeza de todo o percurso dentro do território do concelho. Para nós é importante porque é uma forma de afirmar Braga nas rotas jacobeias sobretudo nesta forma singular de cavalo. É com muito gosto que nos associamos naquilo que é importante na promoção de Braga nas rotas do Caminho de Santiago para as quais também vamos ter em breve algumas novidades.”, finalizou.

Organizada pela Associação Cultural dos Amigos do Cavalo de Passo Travado de Couceiro, Vila Verde, associação que se dedica à promoção da arte equestre, a iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Braga e do Cabido da Sé que também abraçou esta ação.

Acerca Braga TV