Peregrinação ao Santuário do Sameiro reúne milhares de fiéis
Quarta-feira , Novembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1904
Principal / Cultura / Peregrinação ao Santuário do Sameiro reúne milhares de fiéis

Peregrinação ao Santuário do Sameiro reúne milhares de fiéis

A peregrinação Arquidiocesana ao Sameiro realizou-se este domingo, desde a Sé Catedral até ao santuário mariano. Considerada a maior romaria do concelho de Braga, este evento religioso junta anualmente milhares de fiéis no santuário do Sameiro.

A missa campal foi presidida pelo Arcebispo Primaz, Dom Jorge Ortiga que apelou aos sacerdotes para espalhar a palavra de esperança à comunidade e que esta crie grupos semeadores da esperança a fim de fazer crescer a fé nos diversos planos sociais.

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, falou da importância da fé a Nossa Senhora. “A Santidade é o rosto mais belo da Igreja. O grande desafio que a grande sociedade atual coloca à Igreja Diocesana é o do compromisso efetivo no caminho da santidade, sabendo que ela se realiza na vivência dos pequenos gestos que transformam a vida. O Santo Padre,sublinha também que Maria é a mais abençoada dos Santos entre os Santos, aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha”, destacou D. Jorge Ortiga.

O Arcebispo fez ainda um apelo aos sacerdotes para participarem mais na vida cristã e a espalharem a palavra de esperança à comunidade. “Lanço aqui a ideia de criar grupos para que seja possível a comunidade crescer na fé e motivar-se para testemunhar o cristianismo nos diversos planos sociais. Deixo o exemplo do ’Grupos Semeadores da Esperança’, um programa simples, em que basta um pequeno texto da sagrada escritura, um pouco de reflexão, de partilha e silêncio para que o espírito nos transmita a alegria de estarmos e de vivermos com Cristo”, acrescentou.

Ainda na prática da celebração, D. Jorge Ortiga reforçou o valor do dia dominical para consagrá-lo à fé, mas também à família, ao descanso e à felicidade. “Precisamos de tempo, pois a felicidade é um bem comum e trabalhar para este bem comum, dá-nos sempre alegria e felicidade. São exemplos muito concretos da Igreja e nelas as comunidades devem dar o seu contributo para valorizar o domingo de modo a fazer com que ele ofereça qualidade de vida a todos. Urge, por isso, enriquecer o domingo e criar uma cultura junto das pessoas que como sabemos, ao fim e ao cabo serão as mais beneficiadas”, realçou o Arcebispo.

Acerca Braga TV