Orçamento ‘Tu Decides!’ materializa ambição dos jovens bracarenses
Terça-feira , Setembro 17 2019 Periodicidade Diária nº 2211
Principal / Notícias / Orçamento ‘Tu Decides!’ materializa ambição dos jovens bracarenses

Orçamento ‘Tu Decides!’ materializa ambição dos jovens bracarenses

2

A elaboração de um Roteiro Bracarense, a criação de um Parque de Desportos Urbanos, a realização de um Festival Radical e a execução do projeto ‘Jovens Socorristas’, aos quais se junta a requalificação do Parque Radical da Cividade, em Maximinos – este último contemplado com o valor remanescente -, foram as propostas vencedoras do ‘Tu Decides!’, um Orçamento Participativo dirigido e decidido pelos jovens do concelho de Braga.

Nesta edição do ‘Tu Decides!’ votaram 2.930 jovens, um número que representa um forte aumento em relação à edição anterior, uma vez que, em 2015, esta iniciativa contou com 1.717 votantes. Na sessão de apresentação das propostas vencedoras, realizada esta segunda-feira, no edifício gnration, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a importância do Orçamento ‘Tu Decides!’ como “forma de promover uma cidadania ativa e participada por parte dos jovens bracarenses, assim como a sua aproximação às políticas levadas a cabo na cidade, materializando as suas ambições”.

A proposta mais votada foi a criação do Roteiro Bracarense, que obteve 541 votos, apresentando um orçamento de 19.187 euros. Na segunda posição, segue-se a proposta de criação do Parque de Desportos Urbanos, orçada em 23.985 euros, e que obteve 377 votos. Em terceiro lugar ficou o Festival Radical, com um total de 241 votos, contando com um orçamento de 11.550 euros. Na quarta posição seguiu-se o projecto ‘Jovens Socorristas’, com 219 votos, cujo orçamento para a sua concretização se cifra nos de 12.190 euros.

Uma vez que o orçamento destas quatro propostas não atinge o total do valor cabimentado para o ‘Tu Decides!’ – 75 mil euros -, o Município de Braga resolveu atribuir o valor remanescente – 8.088 mil euros -, à quinta proposta mais votada, o que faz com que a requalificação do Parque Radical da Cividade, em Maximinos, que obteve 210 votos, entre nas contas deste Orçamento Participativo jovem.

Durante a sua intervenção, Ricardo Rio destacou a “diversidade dos projetos apresentados, assim como a forte adesão dos jovens ao processo de votação”. Segundo o autarca, o Executivo Municipal “tem tido a preocupação de incluir a população como parte ativa nas decisões em diversas iniciativas”, sendo que este Orçamento ‘Tu Decides!’ “representa mais uma oportunidade para os jovens participarem em todo o processo democrático, desde a formulação de propostas até à sua votação e implementação”.

Também Sameiro Araújo, vereadora da Juventude do Município de Braga, manifestou a “imensa satisfação pelo aumento de votantes desta edição do ‘Tu Decides!’”, facto que demonstra que a juventude bracarense “está cada vez mais atenta e participativa”.

Em votação estiveram 18 projetos abrangendo as áreas da educação e formação; emprego e empreendedorismo; desporto, saúde e bem-estar; participação cívica; voluntariado e inclusão social; diálogo intergeracional; cultura e criatividade. As propostas do ‘Tu Decides!’ foram submetidos à votação dos jovens em escolas secundárias e profissionais, no gnration e nas universidades, e serão incorporados no Orçamento da Câmara Municipal de Braga para 2017.

Com uma dotação de 75 mil euros, o Orçamento ‘Tu Decides!’ é uma iniciativa do Município de Braga, em articulação com Conselho Municipal da Juventude, que tem por objetivo aproximar os cidadãos mais jovens dos órgãos de decisão, promover o diálogo e participação de todos na definição das políticas públicas, assim como auscultar os jovens acerca dos projetos que gostariam de ver implementados na sua cidade.

O ‘Tu Decides!’ dirigiu-se a jovens entre os 14 e os 35 anos de idades que, de forma individual ou colectiva, tiveram a oportunidade de submeter candidaturas de projectos especificamente desenvolvidos por jovens e, preferencialmente, tendo como público-alvo a população jovem.

Acerca Braga TV