Orçamento Participativo de Braga dispõe de 750 mil euros em 2019
Quarta-feira , Outubro 17 2018 Periodicidade Diária nº 1876
Principal / Notícias / Orçamento Participativo de Braga dispõe de 750 mil euros em 2019

Orçamento Participativo de Braga dispõe de 750 mil euros em 2019

O Portal ‘Braga Participa’ é o ponto de partida para os três Orçamentos Participativos que o Município disponibiliza para estimular a participação cívica: Orçamento Participativo Braga, Orçamento Participativo Escolar e Orçamento ‘Tu Decides!’.

A renovada plataforma tecnológica, que pode ser visitada em participe.cm-braga-pt, foi apresentada hoje. Reúne num único local todas as funcionalidades de apoio e informação necessárias sobre estes três Orçamentos Participativos, que continuam a manter a sua existência autónoma.

Como sublinhou Ricardo Rio, “o Portal vem organizar a informação e facilitar o processo de pesquisa por parte dos cidadãos, que desta forma usufruem de maior agilidade na participação nestas iniciativas e na busca de notícias relevantes sobre eventos relacionados com participação cívica”. “Todos têm uma palavra a dizer na construção de um presente e futuro melhores. Estimular a participação dos cidadãos tem sido um eixo estratégico da nossa ação e é com imenso agrado que vemos os bracarenses, de diversas faixas etárias, a abraçarem estes projetos e a empenharem-se em concretizar as suas ideias”, referiu, sublinhando que esta é a melhor prova de que os cidadãos estão conscientes das necessidades à sua volta e empenhados em encontrar soluções através de uma cidadania ativa.

Propostas para o OP Braga podem ser submetidas a partir de amanhã

A partir de amanhã, dia 6 de junho, e até 31 de agosto, os cidadãos são convidados a apresentar propostas sobre o que pretendem ver promovido ou executado pela Câmara Municipal no âmbito do Orçamento Participativo Braga. Esta edição tem como novidade o facto de ser acrescentada mais uma área – desporto, saúde e bem-estar – a juntar às seis já existentes: ecologia, ambiente e energia; solidariedade e coesão social; equipamentos e espaços públicos; cultura e património; trânsito, mobilidade, acessibilidades e segurança rodoviária e turismo, comércio e promoção económica.

Posteriormente, na primeira fase da votação, de 1 a 21 de outubro, cada cidadão vota em sete projetos, escolhendo o que considerado mais importante em cada uma das sete áreas em que as propostas podem ser apresentadas. Na segunda fase, de 22 de outubro a 4 de novembro, cada cidadão escolhe um projeto entre os trinta e cinco apurados na primeira fase. Os projectos mais votados serão apresentados publicamente em novembro.

O montante destinado aos projetos do OP Braga é de 750 mil euros, sendo que cada projeto deve ter um custo global igual ou inferior a 85 mil euros.

Já para o Orçamento Participativo Escolar estão destinados 125 mil euros. As escolas podem apresentar as propostas de 22 de junho a 2 de julho.

No que se refere ao ‘Tu Decides!’, a principal novidade refere-se ao facto de nesta edição ser possível efetuar votação online. A votação através da internet implica a inscrição prévia no portal. Quem não dispõe de Internet, pode votar no edifico gnration no dia indicado para o efeito ou nas escolas nos dias de exposição e votação. Cabe à ‘Loja Europa Jovem’, sediada no edifício gnration, o apoio aos jovens no âmbito da submissão de propostas ou da votação, mediante agendamento no local.

Orçamento Participativo de Braga dispõe de 750 mil euros em 2019

Projetos para o Orçamento Participativo 2019 podem ser submetidos a partir de amanhã

Posted by Braga TV on Tuesday, June 5, 2018

Acerca Braga TV