Oito novas ideias de negócio são apresentadas quarta-feira na UMinho
Quarta-feira , Julho 25 2018 Periodicidade Diária nº 1792
Principal / Educação / Oito novas ideias de negócio são apresentadas quarta-feira na UMinho

Oito novas ideias de negócio são apresentadas quarta-feira na UMinho

Oito novas ideias de negócio são apresentadas pelos seus autores esta quarta-feira, dia 14, na final da 18ª edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio. A iniciativa da TecMinho – interface da Universidade do Minho inicia às 14h15, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. A entrada é livre.

Os projetos provêm de diversas áreas científicas, foram amadurecidos nos últimos meses e chegam agora ao público e a um júri de personalidades convidadas. Há para descobrir um dispositivo de apoio na aplicação manual do soro a doentes (SerUM), uma tecnologia para pessoas com dificuldades cognitivas e de comunicação (TEAgenda), cadeiras com impacto ambiental e cultural (Homing Museum) e soluções para o espaço exterior ligando arquitetura e mobiliário (FlowCo). Há também uma linha de cosmética 100% natural baseada no própolis (BeeAtive), um software de otimização e realidade aumentada para a construção civil (Real Project), produção/venda de cerveja artesanal (IberWolf CraftBeer) e técnicas teatrais de comunicação (ComunicArte). Segue-se pelas 17h15 um sessão de networking entre os participantes.

O IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas, tendo desde 2009 apoiado mais de 250 ideias de negócio de 550 empreendedores das mais diversas áreas, ligados essencialmente à UMinho. Desta iniciativa saíram mais de 40 empresas, estando a maioria delas afirmada no mercado, como a Earbox, Geojustiça, Bag4Days e Letra. O IdeaLab tem a parceria do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da UMinho e é cofinanciado pelo Noroeste Empreendedor e pelo Compete 2020.

Próxima edição com inscrições abertas

Além de conhecer ideias de negócio inovadoras da academia, os interessados podem aproveitar para inscrever a sua ideia na 19ª edição do IdeaLab, cuja fase de candidaturas é precisamente até quarta-feira. Alunos, docentes, investigadores e diplomados de qualquer área podem concorrer individualmente ou em grupo até cinco elementos. Serão depois convidados para uma sessão de ideação, a 19 e 20 de março, para melhor definirem o conceito a desenvolver com os tutores e consultores neste laboratório de experimentação, geração e desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, que decorre de abril a julho e é totalmente gratuito para os participantes. Há mais detalhes em www.tecminho.uminho.pt.

Acerca Braga TV