Sábado , Dezembro 9 2017 Periodicidade Diária nº 1564
Principal / Educação / Novo reitor da UMinho toma posse amanhã

Novo reitor da UMinho toma posse amanhã

O professor catedrático Rui Vieira de Castro toma posse esta terça-feira, dia 28, como reitor da Universidade do Minho, para o período 2017-2021. A cerimónia de investidura tem início às 10h30, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

A sessão inclui o tradicional cortejo académico e as intervenções do presidente do Conselho Geral da UMinho, Luís Valente de Oliveira, do reitor cessante, António M. Cunha, do novo reitor, Rui Vieira de Castro, e do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide. Os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado pela Camerata – Orquestra de Cordas do Departamento de Música da UMinho, sob a direção do maestro Rui Paulo Teixeira.

O docente do Instituto de Educação foi eleito reitor, no passado dia 24 de outubro, por maioria absoluta dos membros do Conselho Geral. A sua equipa conta com os vice-reitores Rui L. Reis (Investigação e Inovação), Margarida Casal (Educação), Ricardo Machado (Desenvolvimento Institucional), Manuela Martins (Cultura e Sociedade) e os pró-reitores Paulo Cruz (Qualidade de Vida e Infraestruturas), Linda Veiga (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Filipe Vaz (Investigação e Projetos), Guilherme Pereira (Avaliação Institucional e Projetos Especiais) e Carla Martins (Internacionalização).
Nota biográfica

Rui Vieira de Castro nasceu há 59 anos em Caldas de Vizela. É licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação pela UMinho. Ingressou na UMinho em 1983, onde veio a desenvolver toda a sua carreira profissional. Lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras. Dirigiu projetos de investigação nas áreas da Educação e Linguagem e das Literacias, apoiados por agências nacionais e internacionais. É autor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos. Coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste. Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística. Dirigiu a Revista Portuguesa de Educação. Foi consultor do Ministério da Educação. Nos últimos oito anos, foi, na UMinho, vice-reitor para o Ensino e a Investigação e, depois, vice-reitor para a Educação.

Acerca Braga TV