Nossa Senhora do Parto leva centenas de fiéis a Aveleda
Sexta-feira , Dezembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1934
Principal / Freguesias / Nossa Senhora do Parto leva centenas de fiéis a Aveleda

Nossa Senhora do Parto leva centenas de fiéis a Aveleda

A tradição voltou a cumprir-se, este fim de semana, em Aveleda, com as Grandiosas Festividades em Honra de Nossa Senhora do Parto. Na tarde deste domingo viveu-se um dos pontos altos das festividades com a majestosa procissão, que levou sete andores e contou com a participação de mais de uma centena de figurados.

Lúcio Peixoto, membro da Comissão de Festas da Nossa Senhora do Parto, deixou o agradecimento à população que tem contribuído, ao longo dos meses, para que os festeiros possam suportar os custos da realização das festividades. “As festividades deram início há uma semana, mas já há muitos meses que os festeiros andam a trabalhar e a juntar dinheiro para suportar todas as despesas que envolvem a festa.  Por isso, agradeço em nome da comissão à população de Aveleda que na totalidade é generosa e contribui muito nos eventos que fazemos ao longo do ano para suportar os custos”, disse Lúcio Peixoto.

Para Manuel Gastão, presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimiero, a Festa da Nossa Senhora do Parto, que conta com mais de sessenta anos, é umas das melhores tradições e romarias do concelho de Braga, pretendendo reavivar as festas que já foram extinguidas em Celeirós e Vimieiro. “No meu entender, esta festa é uma das melhores que se fazem no concelho de Braga, com muitos devotos a deslocarem-se a Aveleda para fazerem as suas promessas à Senhora do Parto. Por isso, nós como União de Freguesias vamos tentar retomar as festas de Celeirós e Vimieiro, trazendo de novo as tradições que já foram esquecidas. Celeirós tem um marco que é a Procissão dos Passos, mas não tem, de momento, nenhuma festa deste cariz, por isso, vamos tentar para o ano trazer de volta a festa de São Lourenço, padroeiro da freguesia. Também em Vimieiro há a festa Santa Amaro, Santa Ana e São Bento, mas são festas muito singelas e, por isso, iremos juntar o Conselho Económico, conjuntamente com a Igreja, para apostar numa das três com representatividade para dar mais nome a Vimeiro. As tradições não se podem perder”, informou o presidente da União de Freguesias.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, marcou presença nas cerimónias deste domingo, deixando uma mensagem de esperança para os fiéis. “Vale a pena levar para o futuro estes valores da nossa sociedade que é muito particularizada neste fenómenos de vivência religiosa em que Braga se revê assumidamente como a Roma Portuguesa. Esta é mais uma forma de dar sustentabilidade e fazer com que as pessoas sintam, nestes momentos, janelas de esperança a abrirem-se para os dias que são menos cinzentos e que precisam de mais luz”, transmitiu o vice-presidente do Município.

O momento maior da procissão ocorreu na chegada à capela com a largada de balões e pombas perante centenas de fiéis que homenagearam a Nossa Senhora do Parto.

Nossa Senhora do Parto leva centenas de fiéis a Aveleda

Centenas de fiéis homenagearam Nossa Senhora do Parto em Aveleda.

Posted by Braga TV on Sunday, September 30, 2018

Acerca Braga TV