Noite Branca de Braga com mais de 100 eventos culturais gratuitos
Sexta-feira , Julho 19 2019 Periodicidade Diária nº 2151
Principal / Cultura / Noite Branca de Braga com mais de 100 eventos culturais gratuitos

Noite Branca de Braga com mais de 100 eventos culturais gratuitos

Decorreu hoje a apresentação da Noite Branca de Braga 2019, o maior evento cultural de acesso gratuito do país. Entre os dias 6 e 8 de setembro, são esperados mais de 500 mil participantes para um evento que dispõe de uma oferta de mais de 100 eventos culturais e de animação pensados para todos os públicos.

Através da Noite Branca, Braga mostra a sua vitalidade e diversidade, reforça a perceção dos seus habitantes e visitantes como cidade cultural e reforça a ligação da comunidade aos seus principais equipamentos culturais, bem como a visibilidade das associações culturais. Ao mesmo tempo sinaliza, para todos os públicos, o caminho em curso de afirmação da cidade como cidade criativa da UNESCO (Media Arts) e como Cidade Europeia da Cultura (Braga Capital Cultural do Eixo Atlântico 2020 & Braga Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura 2027).

Relativamente à programação dos palcos, na sexta-feira, dia 6, o Palco Praça recebe os “Circuito – Espectáculo de Comunidade”, a Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato e Dino D’ Santiago. No palco da Avenida irão atuar Capitão Fausto, The Legendary Tigerman e Bons Rapazes, e o Theatro Circo recebe D’Alva e Retimbrar.

Sábado, dia 7, é a vez de Luís Represas, Sara Tavares e Fogo Fogo atuarem na Praça Municipal; no Palco Avenida estarão Diabo na Cruz, Throes + The Shine e Pedro Tenreiro e no gnration estão diversas bandas, com destaque para Glockenwise e Sculpture.

Domingo, dia 8, a Noite Branca de Braga despede-se com um espetáculo da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música no Palco Praça.

Mais de 100 eventos com reforço da programação de rua

Este ano será reforçada a aposta na programação de rua, fora dos palcos, com novo circo, teatro, dança, bandas de rua, magia, instalações audiovisuais, cinema, etc. Os museus e espaços culturais da cidade estarão abertos durante a noite com programação para famílias e as praças da cidade estarão ocupadas com atividades artísticas. Para os mais novos haverá ainda um Espaço Infantil dedicado, para além das atividades para crianças que irão decorrer nos museus e nas ruas.

No âmbito do Concurso Artístico promovido pela Fundação Bracara Augusta (FBA) – que tem como objetivo enriquecer culturalmente a Noite Branca, escolhendo os melhores projetos nas áreas das Media Arts, Artes Visuais, Arquitetura, Design, Arte Urbana e Arte Sonora -, foram selecionados seis projetos, três dos quais nacionais e três estrangeiros, oriundos do Japão, da Dinamarca e de Itália. No total foram 88 as candidaturas.

No que se refere aos Laboratórios de Verão, também promovidos pela FBA e destinados a apoiar artistas ou coletividades do distrito de Braga, foram quatro os projetos selecionados que serão desenvolvidos em contexto de residência artística no gnration.

A programação completa poderá brevemente ser consultada no site oficial do evento: http://noitebrancabraga.com/.

Tal como nos anos anteriores, os TUB aderem à Noite Branca criando três linhas específicas que, durante toda a noite, unem o centro da cidade aos parques de estacionamento do Estádio Municipal de Braga, do E. Leclerc e da Avenida Robert Smith, por 1€ (ida e volta).

Já a CP assegura bilhetes especiais a 2€ (ida e volta) nos Comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação da rede e destino a Braga.

Acerca Braga TV