Neuróbica: como exercitar a mente com atividades desafiantes
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
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Neuróbica: como exercitar a mente com atividades desafiantes

Foto: Tumisu / Pixabay License

Já ouviu falar em neuróbica? Assim como a aeróbica, que combina exercícios variados para exercitar o corpo, a neuróbica faz o mesmo, mas com o cérebro. Através de atividades simples e constantes, é possível estimular o raciocínio e melhorar a capacidade cerebral. Desenvolvida pelo neurocientista norte-americano Lawrence Katz, a prática tem sido difundida como uma forma ideal de manter o pensamento sempre em ordem, estimulando-o através de atividades não rotineiras, que saiam do lugar-comum e ajudem o cérebro a produzir novas conexões.

Autor do livro “Mantenha o Seu Cérebro Ativo”, Katz afirma que a morte das células nervosas não é a principal causa do surgimento de doenças neuronais, já que isto é algo comum e inevitável com o passar da idade. O especialista defende que a falta de conexões entre as células é que faz com que o cérebro perca parte da sua eficiência. Para evitar esse tipo de situações, o estudioso defende a prática de algumas atividades concretas, que contribuam para o bom funcionamento da mente, estimulando o cérebro e permitindo assim um maior desenvolvimento mental.

Mas, afinal, como posso praticar a neuróbica no meu dia a dia? Neste artigo damos-lhe algumas dicas que o ajudarão a estar com o cérebro sempre afiado. Com estas sugestões, estimulará o seu pensamento crítico, a sua capacidade de raciocínio, mantendo as conexões do seu cérebro sempre ativas, evitando o declínio da mente e ajudando a prevenir doenças neurológicas. E não se esqueça de que para além dos exercícios, também é importante manter uma dieta rica em nutrientes e realizar atividades físicas com frequência.

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  1. Inverta hábitos comuns

Para aplicar a neuróbica no seu dia a dia pode começar por habituar o cérebro a realizar as atividades quotidianas de uma forma um pouco diferente da usual. Um bom exemplo seria usar a mão contrária para lavar os dentes ou pentear o cabelo. Também pode aplicar essa premissa em diversas outras atividades, como inverter o lado do rato do computador, escolher itinerários diferentes para chegar ao trabalho, caminhar de costas durante uma parte do percurso e fechar os olhos ao fazer alguma atividade simples, estimulando assim todos os sentidos.

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  1. Aprenda enquanto se diverte

Sabia que também é possível afiar a mente enquanto se diverte? Alguns exemplos dessa técnica incluem ver um filme com as legendas na língua original, o que vai incentivar a sua perceção auditiva e de leitura enquanto se familiariza com outro idioma. Outra opção que deve considerar são as revistas de palavras-cruzadas, que lhe permitem pensar e aprender outras palavras. Ainda no âmbito linguístico, que tal “varrer” o dicionário à procura de termos e expressões desconhecidas? Depois de ler, feche o livro e tente relembrar cada palavra consultada e o seu significado, expandindo assim o seu conhecimento e treinando a memória.

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  1. Escolha jogos desafiantes para os tempos livres

Outra maneira interessante de manter o pensamento estimulado durante os tempos livres é escolher e praticar jogos que desafiam a mente. Um bom exemplo é o tradicional xadrez, no qual se utilizam regras específicas para travar batalhas mentais entre os participantes. Já no mundo online, há uma grande variedade de jogos que contribuem para o exercício da mente. Em sites como o da PokerStars, por exemplo, é possível jogar o Blackjack, uma modalidade de cartas de casino no qual é preciso tomar decisões estratégicas importantes. Experimente também outras atividades, como montar um quebra-cabeças, treinar o jogo da memória e brincar às adivinhas.

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  1. Treine e desafie o seu paladar

Nunca é tarde para provar coisas novas. E que tal fazer isso enquanto dá um pequeno prazer ao seu estômago e estimula o seu cérebro? Uma boa ideia consiste em experimentar pratos diferentes, preparados com ingredientes inusitados. Essa simples ação ajudar a sua mente a reconhecer novas texturas e sabores de forma prática e saborosa. Outra boa opção pode ser provar diferentes pratos com os olhos vendados, tentando adivinhar o que foi utilizado na elaboração da receita. Para juntar o útil ao agradável, procure selecionar comidas ricas em vitaminas e nutrientes.

Pronto(a) para colocar a neuróbica em ação e manter o seu cérebro em forma? Para alcançar melhores resultados, também pode procurar a ajuda de especialistas, como um nutricionista ou um neurologista, pesquisando outras informações sobre alimentos e atividades que ajudam a manter a sua cabeça cada vez mais ágil e preparada para os desafios do dia a dia.

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