Natação da AAUMinho sagra-se Campeã Nacional Universitária em Piscina Curta
Segunda-feira , Dezembro 10 2018 Periodicidade Diária nº 1930
Principal / Desporto / Natação da AAUMinho sagra-se Campeã Nacional Universitária em Piscina Curta

Natação da AAUMinho sagra-se Campeã Nacional Universitária em Piscina Curta

A equipa de Natação da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) sagrou-se Campeã Nacional Universitária em Piscina Curta, 20 anos após o seu último título. No total, os minhotos trouxeram para casa 16 medalhas: sete de ouro, duas de prata e sete de bronze.

Em Matosinhos, e passados 20 anos sobre a conquista do último titulo coletivo, um grupo de 25 atletas quebrou a recente hegemonia da Universidade do Porto e da Académica de Coimbra e trouxe o troféu de volta para o Minho.

“Atletas muito motivados, competitivos, um grande espírito de equipa, e muita vontade de representar ao mais alto nível Universidade do Minho” foi, segundo a treinadora Mimosa Rodrigues, o segredo para a vitória.

O espírito de equipa foi algo bem visível durante o decorrer da prova, acabando por se traduzir da melhor forma, na conquista das medalhas de ouro nos 4x50m Estilos Femininos – Juliana Freixo (Medicina), Madalena Silva (Biologia Aplicada), Lara Vaz (Mestrado Engenharia Biomédica) Sofia Fernandes (Mestrado Economia Monetária, Bancária e Financeira) – e nos 4x50m Estilos Masculinos – José Pontes (Medicina), Rafael Simões (Medicina), José Lopes (Engenharia e Gestão industrial) e José Fernandes (Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação).

As outras medalhas de ouro foram conquistadas nos 100m Costas, por Juliana Freixo, nos 400m Livres, por Sofia Fernandes e nos 200m Estilos e 400m Livres, por José Lopes.

Jorge Silva (Mestrado em Mecânica) e José Pontes conquistaram, respetivamente, a prata nos 100m Mariposa e nos 50m Costas.

Os bronzes, e para fechar a contagem do pódio, foram para: Juliana Freixo (50m Costas), Madalena Silva (50m Bruços), Sofia Fernandes (100m Bruços), José Fernandes (100m Livres), Rafael Gomes (50m Bruços e 100m Bruços). O último bronze foi “divido” por Jorge Silva, José Lopes, José Pinto e Rafael Gomes (Medicina) nos 4x50m Livres.

A treinadora dos minhotos, visivelmente satisfeita pela performance dos seus atletas, fez um balanço “muito positivo” desta prova, realçando toda a “vontade de ganhar” demonstrada pelos seus pupilos.

Mimosa quis ainda destacar as prestações individuais de Sofia Lopes e José Lopes. A primeira não só pela medalha de ouro, mas também pela sua “capacidade de liderança”. O segundo, pelas diversas medalhas de ouro conquistadas e pelo record nacional universitário alcançado nos 400m Livres.

A próxima prova é o CNU de Piscina Longa, que se realiza no próximo dia 31 de março, em Lisboa.

Acerca Braga TV