Quinta-feira , Novembro 9 2017 Periodicidade Diária nº 1534
Principal / Cultura / Município promove visita às obras de Moura Coutinho

Município promove visita às obras de Moura Coutinho

As obras arquitetónicas da autoria de Moura Coutinho dão o mote para mais uma visita guiada integrada no programa ‘À Descoberta de Braga’. Esta iniciativa está agendada para o próximo sábado, dia 4 de novembro, e tem início marcado para as 10h00, no Theatro Circo. A orientação estará a cargo de Rita Martins, especialista da obra do arquiteto.

O percurso vai contar com passagens por dezoito obras delineadas por Moura Coutinho, nomeadamente o edifício do Turismo, Banco de Portugal, fachada da Igreja do Carmo, café ‘A Brasileira’, além dos edifícios do topo norte da Avenida da Liberdade ou da rua Júlio de Lima.

Uma das obras fundamentais a ser apreciada vai ser o Theatro Circo, provavelmente a mais importante obra deste arquiteto autodidata que viveu entre 1872 e 1954.

Recorde-se que João de Moura Coutinho Almeida d’Eça, natural do concelho de Anadia, é o nome mais significativo da arquitetura bracarense realizada na primeira metade do século XX. Inspirado pela “belle epoque”, foi o autor dos mais significativos edifícios construídos na cidade de Braga. A projeção da sua obra não se ficou dentro das fronteiras bracarenses, tendo desenhado algumas igrejas e agências do Banco de Portugal em muitas das capitais de distrito do norte de Portugal, inclusive a da capital do Minho. Ficou em segundo lugar no concurso para a edificação do Teatro de S. João do Porto e foi o nome escolhido para traçar o edifício da Câmara Municipal da Lousã. Ficou ainda associado à reconstrução da capela de S. Frutuoso, monumento que o apaixonou e provocou intensa polémica.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail cultura@cm-braga.pt

Acerca Braga TV