Município e Arquivo Distrital de Braga apresentam livro de Braga setecentista
Terça-feira , Fevereiro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2372
Principal / Cultura / Município e Arquivo Distrital de Braga apresentam livro de Braga setecentista

Município e Arquivo Distrital de Braga apresentam livro de Braga setecentista

O Município de Braga, em parceria com o Arquivo Distrital de Braga, apresenta esta sexta-feira, 31 de janeiro, uma publicação que recupera um manuscrito setecentista que revela pormenores sobre o quotidiano bracarense da segunda metade do século XVIII.

A sessão, que irá decorrer no Arquivo Distrital, pelas 21h30, conta com a participação de Ana Maria Macedo, autora das notas introdutórias, e de Rui Faria, paleógrafo responsável pela transcrição deste manuscrito.

Devido à limitação do espaço, a participação nesta sessão está sujeita a inscrição prévia através do e-mail inscricoes.cultura@cm-braga.pt.

E o cometa que apareceu no céu de Braga em 1770? E a história da freira que fugiu do Convento da Conceição? Ou aquela tempestade que deitou abaixo as pontes dos Pelames e de Guimarães e matou 23 pessoas em 1779? E como não lembrar as grandes festas jubilares realizadas no Bom Jesus do Monte? Ou a magnífica trasladação das colunas graníticas da nova Igreja do Hospital de São Marcos? Todos estes relatos, e muitos outros, podem ser consultados no denominado Livro Curioso, que corresponde ao manuscrito n.º 341 da colecção de manuscritos do Arquivo Distrital de Braga. A relevância historiográfica evidenciada por este documento permite-nos progredir no conhecimento e aprofundamento do quotidiano da cidade de Braga entre 1755 e 1790.

Ao longo das mais de 700 páginas deste relevante manuscrito, percebemos os acontecimentos mais relevantes do dia a dia bracarense, as festas, os desastres, a religiosidade, bem como as pessoas mais influentes e as decisões mais polémicas.

O livro, que terá um custo de 18 euros, estará à venda na sessão de apresentação e no Balcão Único do Município de Braga a partir do próximo dia 10 de fevereiro.

Acerca Braga TV