Município de Braga promove a alimentação saudável junto de crianças em idade escolar
Sexta-feira , Abril 3 2020 Periodicidade Diária nº 2410
Principal / Educação / Município de Braga promove a alimentação saudável junto de crianças em idade escolar

Município de Braga promove a alimentação saudável junto de crianças em idade escolar

O Município de Braga assinalou hoje o arranque da 8.ª edição do ‘Programa 5 Ao Dia’, uma iniciativa que visa a promoção do consumo diário de 5 frutos e/ou hortícolas junto de crianças em idade escolar.

Desenvolvido em estreita colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e com a Associação 5 Ao Dia, nos últimos seis anos o programa já chegou a cerca de dez mil crianças, estimando-se que as iniciativas abranjam este ano letivo mais de 1.800 alunos do 4.º ano de escolaridade. Em breve, o projeto deverá chegar à população sénior do concelho.

Na sessão inaugural do programa, na qual participaram meia centena de crianças do 4.º ano das 4.º ano das EB1 Cruz e EB1 Garapôa, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Celeirós, a vereadora da Educação do Município de Braga, Lídia Dias, destacou o caráter pedagógico da iniciativa, não apenas para as crianças, como também para as famílias. “Ao trabalharmos estas boas práticas de alimentação nas crianças, estamos também a chegar aos pais e às famílias, consciencializando-os para a importância de fazer uma alimentação cuidada e equilibrada”, referiu.

A par do ‘5 ao Dia’, o Município tem vindo a implementar diversas iniciativas que visam sensibilizar a comunidade escolar para esta temática, nomeadamente a distribuição de fruta nas escolas, o projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ ou o projeto pedagógico ‘Curte o Iogurte’. Segundo Lídia Dias, este ano letivo está também a ser distribuído pelas escolas um flyer com os ‘10 Passos por uma vida mais saudável’.

Conscientes da importância social do programa ‘5 ao Dia’ e do contributo do mesmo para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças, neste ano letivo de 2017/2018, a Associação 5 AO DIA e o MARB decidiram continuar a alargar o programa ‘5 ao Dia’ aos diversos concelhos do distrito de Braga, estando já confirmada a presença de crianças do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas dos concelhos de Braga, Esposende, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde e Fafe.

Nesta 8.ª edição, o programa surge com algumas novidades pedagógicas e uma nova imagem, continuando a contar com a parceria da ‘NUTRI VENTURES Corporation NVC, S.A’, entidade detentora de uma marca de entretenimento infantil que promove, exclusivamente, a alimentação saudável em mais de 30 países do mundo, e cujas séries de animação transmitidas em Portugal em canais televisivos como o PANDA e RTP2, são bem conhecidas das crianças.

Acerca Braga TV