Município de Braga lança segunda edição do prémio Dr. Manuel Monteiro
Terça-feira , Outubro 23 2018 Periodicidade Diária nº 1882
Principal / Cultura / Município de Braga lança segunda edição do prémio Dr. Manuel Monteiro

Município de Braga lança segunda edição do prémio Dr. Manuel Monteiro

O Município de Braga apresentou esta sexta-feira a 2.ª Edição do Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro, insigne Arqueólogo, Etnógrafo e Historiador da arte românica, nascido e falecido em Braga, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional.

Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, o prémio pretende “fomentar o interesse dos investigadores pela história de Braga e honrar a memória de tão ilustre bracarense”. “Podem concorrer ao Prémio de História Local cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, residam ou não na área do Município, com trabalhos de cariz historiográfico a nível administrativo, antropológico, arqueológico, artístico, cultural, económico, literário, patrimonial, político, social, religioso ou outro(s) que se insiram num quadro de aprofundamento da matriz comunitária”, adianta a vereadora Lídia Dias.

O valor do prémio é de 2.500 euros, ao qual acresce a publicação da obra vencedora. Os trabalhos distinguidos com menção honrosa terão reservada a possibilidade de publicação na Revista Bracara Augusta, reforçando assim o seu corpo editorial.

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues pessoalmente ou enviados para o Arquivo da Câmara Municipal de Braga até 30 de novembro de 2018. O júri, presidido pela vereadora da Cultura, é constituído três personalidades do meio académico.

O resultado do concurso é anunciado pelo Município de Braga no dia 18 de Janeiro de 2019, data do aniversário da morte de Manuel Monteiro. O Regulamento do Prémio está disponível para consulta no portal do Município em www.cm-braga.pt.

Recorde-se que o prémio de periodicidade bienal foi instituído em 2016, tendo distinguido o trabalho de José Carlos Peixoto pela sua obra ‘Memórias do Couto de Tibães’.

Acerca Braga TV