Município de Braga investe 400 mil euros na requalificação do Sopé do Monte Picoto
Terça-feira , Julho 24 2018 Periodicidade Diária nº 1791
Principal / Notícias / Município de Braga investe 400 mil euros na requalificação do Sopé do Monte Picoto

Município de Braga investe 400 mil euros na requalificação do Sopé do Monte Picoto

O Município de Braga vai lançar, ainda no mês de julho, um concurso público para a requalificação do Sopé do Monte Picoto. “A intervenção, orçada em cerca de 400 mil euros, vai permitir criar melhores condições para a realização da Feira Semanal, bem como de eventos culturais e sociais”, explica o Município em comunicado.

“A realização da Feira Semanal no novo Forum Braga iria inviabilizar a concessão do parque de estacionamento previsto no âmbito do projeto de requalificação do antigo PEB, além de colocar muitas restrições de funcionamento do equipamento limitando, de forma direta, a sua atividade anual. Nesse sentido, o Município de Braga, com a concordância da Associação de Feirantes do Distrito do Porto, Douro e Minho, irá requalificar toda a zona do Sopé do Monte Picoto, indo ao encontro das pretensões dos feirantes”, esclarece ainda.

A intervenção, com um período de execução de 60 dias, prevê a criação de melhores condições de acesso, bem como casas de banho e irá arrancar em meados do mês de setembro. A intervenção não implicará a interrupção da realização da Feira Semanal, sendo que os feirantes serão realocados temporariamente noutras zonas do espaço.

“Estas melhorias também serão importantes para criar um parque de estacionamento público com cerca de 200 lugares e que servirá de apoio aos eventos desportivos do Estádio 1ª de Maio e aos grandes eventos do Forum Braga”, acrescenta.

“O Município pretende dar condições plenas de utilização daquele espaço, sejam para a realização da Feira Semanal, seja para uma área adicional de serviço e apoio aos eventos que se realizem no Fórum Braga e nos espaços envolventes, nomeadamente através do Parque de estacionamento que ali irá nascer”, refere Ricardo Rio, explicando que durante este período transitório, a feira semanal funcionou com total normalidade, com exceção dos feirantes do Sopé do Monte Picoto, daí a necessidade de requalificar toda a zona.

“Manteremos as taxas municipais para os feirantes, que beneficiaram já de uma redução de 20%, face aos valores iniciais e será dada a oportunidade aos feirantes que suspenderam a sua presença na feira durante o período de obras no Fórum Braga de regressarem à Feira Semanal de Braga”, garante Ricardo Rio.

A intervenção vai transformar todo o espaço não apenas para a realização da Feira Semanal, mas também para apoiar as Festas de S. João de Braga, acolher de eventos de caráter cultural e de lazer, bem como a criação de um parque de estacionamento automóvel de apoio ao Forum Braga.

Será criada uma plataforma pavimentada, com acesso automóvel pela estrada nacional 101 – em frente ao acesso ao Estádio 1º de Maio -, com duas saídas de emergência para viaturas ligeiras e de mercadorias, destinando-se uma delas também a zona de cargas e descargas para realização de eventos.

Os separadores entre espaços de estacionamento serão utilizados como zonas técnicas com a inclusão de armários e quadros eléctricos, equipamentos de abastecimento de água e de saneamento, permitindo ainda o abastecimento elétrico para as Festas de S. João.

O espaço será todo pavimentado, e serão colocados sanitários públicos de apoio à feira e aos eventos, assim como a criação de sala técnica, palcos e estruturas de iluminação e som.

Acerca Braga TV