Município de Braga assinala Dia de São Geraldo
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Cultura / Município de Braga assinala Dia de São Geraldo

Município de Braga assinala Dia de São Geraldo

dia-sa%cc%83o-geraldo

O Município de Braga celebra na segunda-feira, dia 5 de dezembro, o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade, com um conjunto de atividades em associação com o Cabido da Sé Primaz e que envolvem, ainda, a Escola EB1 da Sé e o Conservatório Calouste Gulbenkian.

As atividades têm por objaetivo a promoção de uma tradição secular e a preservação da memória de uma figura relevante na história da cidade, reforçando os laços de identidade comunitários. Este será também o dia em que o Município de Braga irá atribuir medalhas Municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos (Theatro Circo às 16h00).

São Geraldo nasceu em França e em 1099 foi eleito bispo de Braga, desenvolvendo várias reformas a nível moral, eclesiástico e administrativo. A ele é atribuído o já conhecido ‘Milagre da Fruta’.

Reza a lenda que São Geraldo se encontrava doente e terá pedido que lhe trouxessem fruta mas, dado que estavam em pleno Inverno, os seus servos tentaram persuadi-lo. Contudo, São Geraldo insistiu dizendo «Vai e procura!». Os servos, ao chegarem ao exterior, encontraram as árvores repletas de fruto.
Como forma de assinalar esse milagre, o Município de Braga irá distribuir fruta a toda a população no largo D. João Peculiar. Também os alunos das Escolas Básicas da Cidade terão a oportunidade de visitar a capela de São Geraldo.

Programa completo:
Visita das Escolas EB 1 da cidade à capela de S. Geraldo;
Feira da Fruta – Distribuição de fruta à população no largo D. João Peculiar;
Distribuição de desdobrável alusivo à quadra;
11h00 – Representação teatral do milagre de S. Geraldo pela Escola EB1 da Sé, nas naves da Sé;
12h00 – Apresentação do volume LXI da Revista Bracara Augusta (Salão Nobre da Câmara Municipal);
16h00 – Cerimónia de atribuição das medalhas Municipais de mérito (Theatro Circo);
17h00 – Concerto pelo carrilhão da Sé Primaz de cânticos alusivos à cidade de Braga (hinos e músicas da tradição bracarense);
18h00 – Celebração da Missa solene em honra de S. Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz, estando presentes o Cabido e autarcas do concelho de Braga. A solenização da Missa é feita pelo Órfeão de Braga;
19h00 – Visita das entidades à capela de São Geraldo;
21h30 – Concerto Comemorativo, pela Orquestra Filarmónica de Braga (Theatro Circo).

Acerca Braga TV