Município de Braga aposta em vários projetos em S. Lázaro e S. João do Souto
Segunda-feira , Março 30 2020 Periodicidade Diária nº 2406
Principal / Freguesias / Município de Braga aposta em vários projetos em S. Lázaro e S. João do Souto

Município de Braga aposta em vários projetos em S. Lázaro e S. João do Souto

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, visitou esta sexta-feira, a União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto. Nesta deslocação, o autarca abordou os projetos em curso, como o que está a ser realizado no loteamento do Carandá, e lançou as obras previstas em diversas áreas que serão “transformadoras da qualidade de vida” das populações.

“Esta União de Freguesias é uma pequena cidade e apresenta, por isso, desafios muito heterogéneos e muito relevantes. Temos dado passos importantes para a qualificar e responder aos anseios tanto da União de Freguesias como da população que representa”, referiu o edil, lembrando o investimento de mais de 14 milhões de euros realizado nos últimos cinco anos.

Para a rede viária estão previstas para este ano diversas intervenções, desde logo a requalificação do túnel da Avenida da Liberdade, que representará um investimento de cerca de um milhão de euros, e ainda a repavimentação da Avenida Imaculada Conceição e Avenida da Liberdade.

Também na área do ordenamento do trânsito e da qualificação do espaço público, o Município vai avançar com a criação de passadeiras junto a equipamentos escolares da União de Freguesias, no sentido de criar maiores condições de segurança de atravessamento. “Estas intervenções nas passadeiras serão feitas no âmbito do projeto ‘Eu já passo Aqui!’. Estamos empenhados em aumentar a segurança rodoviária junto aos principais equipamentos e este projeto é crucial para alcançar esse desígnio”, sustentou o autarca.

No que se refere aos equipamentos escolares, Ricardo Rio deu conta do investimento superior a um milhão de euros que será feito na EB1 do Bairro Económico, que passará a integrar o Jardim de Infância Bracara Augusta.

A par da intervenção que irá avançar na base do Monte Picoto para melhorar as condições da feira semanal, o Município tem prevista a segunda fase da requalificação dos balneários das Camélias, as obras de conservação do Mercado do Carandá, o plano de reabilitação do rio Este e a requalificação do Largo de Santo Adrião.

Em matéria de delegação de competências, Ricardo Rio adiantou que a Autarquia está em diálogo com as Juntas de Freguesia da malha urbana no sentido de encontrar “um novo modelo de relacionamento que reforce as competências das Autarquias, partilhando recursos e criando condições para que possa existir uma resposta mais célere e eficaz às necessidades que são detectadas no terreno”.

Acerca Braga TV