Município avança com requalificação e ampliação da Ciclovia da Variante da Encosta
Terça-feira , Julho 24 2018 Periodicidade Diária nº 1791
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Município avança com requalificação e ampliação da Ciclovia da Variante da Encosta

O Município de Braga vai avançar com um projeto que contempla a reabilitação integral dos cinco quilómetros da ciclovia da Variante da Encosta, no eixo formado pelas Avenidas D. João II, Alfredo Barros e dos Lusíadas, bem como a sua extensão em cerca de 1.8 quilómetros até à entrada principal da Universidade do Minho.

O projeto visa melhorar as condições de circulação dos peões, com a criação de novas passadeiras, reformulação do desenho das rotundas e a adoção de medidas de acalmia de tráfego com vista à humanização do espaço público, redução da primazia do automóvel e promoção dos modos suaves.

Segundo Miguel Bandeira, vereador do Ordenamento e Mobilidade, este projeto de transformação e intervenção na rede pedonal e ciclável prevê a ‘sobreelevação de passadeiras, a inclusão de passadeiras acessíveis, a introdução de diversas medidas de acalmia de tráfego e uma maior segurança na circulação’. O projeto, aprovado esta segunda-feira em sede de Reunião do Executivo Municipal, está pronto a avançar para concurso público.

Enquadrado no conjunto de iniciativas previstas no Plano de Ação da Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) desenvolvido para a cidade de Braga, o projeto tem um custo previsto de cerca de 2,8 milhões de euros.

Medidas aumentam segurança pedonal e ciclável e acessibilidade inclusiva

Ao nível pedonal serão criadas novas travessias e requalificadas as existentes, sendo que nos entroncamentos das avenidas as travessias serão quase todas sobrelevadas. Quanto às travessias transversais às avenidas, serão também criadas novas, algumas das quais sobrelevadas, promovendo o seu atravessamento seguro.

Contempladas estão igualmente passadeiras em vias perpendiculares que até então eram inexistentes, garantindo assim a acessibilidade inclusiva em todo o percurso. Outra das alterações principais prende-se com o alargamento das passadeiras, tornando-as mais visíveis e seguras para o peão.

Em todas as áreas de intervenção nos atravessamentos pedonais serão introduzidos pavimentos em material de cor e textura contrastante, seguindo as recomendações da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). “Este é um compromisso que assumimos no âmbito do projto ‘Eu Já passo aqui!’ – criar condições de segurança para todos e de inclusão no âmbito da mobilidade pedonal. São cerca de 20.000m2 de passeios acessíveis neste projeto”, acrescentou Miguel Bandeira.

Quanto ao modo ciclável serão redesenhados os percursos das bicicletas, eliminando a guia e a diferença de cota entre as ciclovias e as faixas de rodagem. Serão criados apenas elementos materializados nas proximidades dos cruzamentos e rotundas para proteger os ciclistas. Na restante área, a separação dos espaços será feita com recurso a elementos de borracha reciclada.

Uma outra medida importante é a retificação das rotundas existentes no sentido de controlar as velocidades praticadas, aumentando fortemente a segurança. Serão também requalificadas as paragens de autocarro existentes, formalizando as suas baías de paragem e dotando as zonas de espera de novos abrigos.

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