Município avança com apoio ao programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos de rua
Sexta-feira , Dezembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1934
Principal / Notícias / Município avança com apoio ao programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos de rua

Município avança com apoio ao programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos de rua

O Município de Braga e as associações ‘Abandoned Pets’ e a ‘Associação de Proteção de Animais Errantes de Braga’, assinaram esta tarde um protocolo para a implementação da Captura, Esterilização e Devolução (CED) de gatos de rua no concelho de Braga. Este protocolo visa apoiar as associações com verbas para que estas possam dar início ao processo da CED, juntamente com centros veterinários que aderiram a este programa, para prevenirem a reprodução descontrolada dos gatos de rua.

Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, regozijou-se com a celebração deste protocolo, uma vez que a implementação da CED em Braga era prioritária no programa das políticas animais do Município. “É com grande satisfação que estamos a assinar este protocolo, pois é o cumprimento de mais uma promessa eleitoral. Os animais errantes são uma preocupação e só há uma forma de combater isso, é que eles não se multipliquem, como acontece atualmente. Por isso que estas associações são fundamentais porque vão fazer um trabalho voluntário em prol da comunidade, em benefício dos próprios animais”, salientou o vereador.

O Município disponibilizou 8.000 euros e 9.500 euros para as associações, além de um valor inicial de 1.000 euros para material de captura. “Não estamos a oferecer um subsídio, estamos a pagar um serviço que estas associações estão a fazer à comunidade de forma voluntária”, acrescentou Altino Bessa.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a celebração deste protocolo vai colocar a cidade de Braga na vanguarda das respostas para o bem-estar animal. “Esta é uma causa que hoje marca a nossa sociedade e as pessoas têm cada vez mais consciência de não ficarem indiferentes a esta realidade. Queremos continuar a trabalhar dentro deste espírito que hoje fica mais uma vez bem vincado. Estou certo que vai ser possível, dentro de algum tempo, perceber os benefícios de estarmos a criar condições para que estas duas associações possam ter resposta para o bem-estar animal no nosso concelho”, disse Ricardo Rio.

Sónia Marinho, membro da ‘Associação de Proteção de Animais Errantes de Braga’, explicou que este protocolo irá ajudar as associações, que se encontram há sete anos a cuidar dos gatos de rua, a evitarem a reprodução descontrolada. “Esta é a continuação de um trabalho que corre há cerca de sete anos na cidade de Braga. Esperamos que daqui a algum tempo existam resultados visíveis que consigam melhorar as condições dos gatos, que se estão a reproduzir descontroladamente e acabam, na sua maioria, por morrer”, concluiu.

Município avança com apoio ao programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos de rua

Município de Braga avança com apoio ao programa de Captura, Esterilização e Devolução de gatos de rua.

Posted by Braga TV on Tuesday, September 18, 2018

Acerca Braga TV