Morte assistida em discussão na UMinho
Sexta-feira , Dezembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1934
Principal / Educação / Morte assistida em discussão na UMinho

Morte assistida em discussão na UMinho

A Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho organiza esta quarta-feira, dia 30, às 15h00, no auditório A4 do Complexo Pedagógico I, no campus de Gualtar, em Braga, o seminário ‘Suicídio Assistido ou Cuidados Paliativos: uma escolha da sociedade Suíça’. A despenalização da morte assistida é hoje discutida e votada na Assembleia da República.

A conferência conta com a intervenção de Domingos Oliveira, investigador e professor da Haute École Arc Santé, em Neuchâtel, Suíça, e auditor de qualidade na Palliative.ch, sociedade dedicada à medicina e aos cuidados paliativos. A moderação está a cargo de João Macedo, diretor do curso de Enfermagem em Cuidados Paliativos da UMinho.

“Os cuidados paliativos e o suicídio assistido aspiram ao melhor para as pessoas em final da vida, mas estas duas abordagens podem ser vistas sob diferentes perspetivas. O suicídio assistido não faz parte dos cuidados paliativos. É necessário garantir e cuidar da esfera física, psíquica, social e espiritual”, explica a organização. Na Suíça, o suicídio assistido é legal desde a década de 1940. Em 2013, mais de 400 indivíduos recorreram à “Exit”, a associação suíça para o suicídio assistido.

Acerca Braga TV