Quinta-feira , Março 29 2018 Periodicidade Diária nº 1674
Principal / Cultura / Milhares nas ruas de Braga aclamaram a Procissão da Burrinha

Milhares nas ruas de Braga aclamaram a Procissão da Burrinha

O cortejo bíblico ‘Vós sereis o meu Povo’, mais conhecido como a Procissão da Burrinha, saiu esta quarta-feira à noite às ruas de Braga, mobilizando milhares de bracarenses e turistas à cidade. A procissão deu arranque às imponentes procissões da Semana Santa que entrou, assim, no seu período de maior fervor religioso.

Organizado pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, o cortejo, que envolveu cerca de mil figurantes que deram corpo e alma aos 22 quadros bíblicos, saiu da Igreja de S. Victor, percorreu o centro urbano até ao Jardim de Santa Bárbara e regressou pela Rua do Souto e Avenida Central, finalizando na Igreja Paroquial.

Sob o lema ‘Vós sereis o meu Povo’, a multidão presente aclamou a procissão que recriou as etapas mais significativas desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria com o Menino montada numa burrinha. Cerca de mil figurantes desfilaram em catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. 

Como forma de assinalar o 20º aniversário da retoma da Procissão da Burrinha, no próximo ano será erguida, no Largo da Senhora-a-Branca, uma escultura alusiva à procissão, que ficará a cargo do escultor bracarense, Adalberto Vieira.

Acerca Braga TV