Terça-feira, Março 26, 2024
10.6 C
Braga
spot_img
ReportagemMilhares assistiram ao julgamento de Jesus na Procissão do Ecce Homo
spot_img

Milhares assistiram ao julgamento de Jesus na Procissão do Ecce Homo

As ruas de Braga foram pequenas para acolher as milhares de pessoas que se mobilizaram ao Centro Histórico para presenciar à Procissão do “Ecce Homo”.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia, este cortejo religioso, também conhecido como a Procissão do Senhor da Cana Verde, evoca o julgamento de Jesus, celebrando, ao mesmo tempo, a misericórdia por ele ensinada.

A procissão abriu com o grupo dos Farricocos, trajados com vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns a empunhar matriarcas e outros a alçar fogaréus. Por sua vez, os Fogaréus evocaram os guardas que, munidos de archotes, foram, durante a noite, prender Jesus Cristo.

No cortejo também integraram várias figuras alegóricas da Ceia e do Julgamento de Jesus, bem como quadros alusivos à história e vivência das catorze obras da Misericórdia. Nela desfilaram também os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de vários pontos do país, vestidos com uma opa negra e a segurar uma tocha acesa.

A Procissão integrou um único andor, o do “Ecce Homo”, que em latim significa “Eis o Homem!”, derivado a Jesus ter sido entregue por Pilatos há mais de 2000 anos. No fim, o Prelado leva a relíquia da verdadeira Cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.

A Procissão do “Ecce Homo” é uma das manifestações mais significativas da Semana Santa. Com origem entre os finais do século XVI e princípios do século XVII, durante o período da Quaresma, os Farricocos e Fogaréus chamavam os pecadores à rua para a penitência, perdoando-lhes e reintegrando-os na Igreja, na Quinta-feira Santa.

O simbolismo e o significado desta procissão é a misericórdia, a indolência e o reconhecimento do que aconteceu com Jesus na quinta-feira à noite antes da sua crucificação.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES