Manuel João Costa toma posse como pró-reitor da UMinho
Quarta-feira , Novembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1904
Principal / Educação / Manuel João Costa toma posse como pró-reitor da UMinho

Manuel João Costa toma posse como pró-reitor da UMinho

Manuel João Costa, professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, toma posse esta sexta-feira, dia 14, como pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica. A cerimónia decorre às 14h30, no salão nobre da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

Manuel João Costa nasceu em 1969 em Cedofeita, distrito do Porto. Licenciou-se em Bioquímica pela Universidade do Porto e doutorou-se em Ciências Biomédicas pela mesma instituição. É professor associado da Escola de Medicina (EMUM), onde leciona desde 2004. Nesta Escola foi coordenador da Unidade de Educação Médica, bem como responsável pela realização do estudo longitudinal da EMUM e pelo desenvolvimento do processo de seleção dos candidatos ao concurso especial de acesso ao curso de Medicina por titulares do grau de licenciado. Foi membro do Conselho Geral da UMinho entre outubro de 2017 e setembro de 2018. É membro do Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (IDEA) da UMinho.

A sua atividade incide na inovação de práticas pedagógicas no ensino superior e na investigação da educação na área da saúde, em particular na educação médica. Em Portugal, participou na fundação da Rede de Investigação em Educação Médica, estando associado a inúmeras iniciativas de desenvolvimento e inovação no ensino-aprendizagem. Já organizou diversos cursos de desenvolvimento de práticas pedagógicas para docentes do ensino superior em Portugal, Espanha e Brasil. Internacionalmente, tem exercido funções em comissões ligadas à sua área de intervenção e é, atualmente, membro da direção da Sociedade Espanhola de Educação Médica. O seu currículo inclui cerca de 60 publicações científicas.

Acerca Braga TV