Majestosa Procissão do Senhor dos Passos de Real revive fé e tradição
Quarta-feira , Outubro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2247
Principal / Freguesias / Majestosa Procissão do Senhor dos Passos de Real revive fé e tradição

Majestosa Procissão do Senhor dos Passos de Real revive fé e tradição

Real reviveu neste quarto domingo da Quaresma a Majestosa Procissão do Senhor dos Passos. Cerca de mil participantes acompanharam a Procissão, que saiu da Igreja Paroquial e teve como ponto alto o Sermão e o Encontro de Maria com Jesus.

“O Sermão do Encontro é um sermão tradicional em todas as Procissões dos Passos. Os Passos são o caminho que Jesus fez, que vão desde o Pretório de Pilatos até à crucificação e nesse caminho, segundo a tradição, ele encontra a sua Mãe”, explica Hermenegildo Faria, Pároco de Real.

De acordo com José Vilaça, presidente da Comissão dos Passos de Real, “os Passos de Real correm sempre bem porque a Comissão dedica-se, durante três meses, para a sua realização. “É um esforço que envolve não só a Comissão, mas também a comunidade que também se empenha, quer na colaboração monetária, quer nas ajudas que também nos dão, nomeadamente a Câmara Municipal de Braga, a Junta de Freguesia e os donativos de algumas empresas”, disse José Vilaça.

Francisco Silva, presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, regozija-se por ver a comunidade a mobilizar-se para manter viva esta tradição centenária. “A Procissão dos Passos de Real é na minha ótica uma das maiores procissões do concelho de Braga, e se calhar até do norte do país. E é graças à mobilização das pessoas, articulação e colaboração de todos que mantêm viva esta demonstração de tradição. O facto de toda a gente se mobilizar, desde os mais velhos, aos mais novos, dá uma alegria a quem gere a freguesia de Real, Dume e Semelhe, pelo facto de vermos toda a gente congregar-se para que as tradições não morram”, salientou Francisco Silva.

Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, participou nas celebrações religiosas, onde afirmou que a Procissão dos Passos de Real é uma das mais expressivas do concelho. “O Senhor dos Passos de Real é uma das expressões das celebrações da Quaresma em Braga. Temos consciência que a maior parte das procissões que são internacionalmente conhecidas são as da cidade, mas o grande alcance, a grande extensão que elas têm, estendem-se pelo Município. A Procissão dos Passos de Real é uma das mais expressivas. É um testemunho muito particular de mobilização de uma comunidade. Sente-se aqui de facto esses laços, essa proximidade estreita, não só naqueles que participam no próprio préstito, na Procissão, mas com as milhares de pessoas que se colocam ao longo do seu desenrolar e que dão o testemunho de uma forte vitalidade comunitária que está representada pelas diversas gerações”, disse o vereador.

Considerada como uma das maiores do concelho de Braga, a Procissão do Senhor dos Passos de Real teve um percurso de cerca de duas horas e meia, recolhendo na Capela do Senhor.

Real revive Majestosa Procissão do Senhor dos Passos com fé e emoção

Grandiosa Procissão do Senhor dos Passos levou a fé pelas ruas de Real.

Posted by Braga TV on Sunday, March 31, 2019

Acerca Braga TV