Livro “Vagalume” apresentado na Junta de Freguesia de S. Victor
Domingo , Agosto 25 2019 Periodicidade Diária nº 2188
Principal / Freguesias / Livro “Vagalume” apresentado na Junta de Freguesia de S. Victor

Livro “Vagalume” apresentado na Junta de Freguesia de S. Victor

img_3652-copia

A Junta de Freguesia de S. Victor acolheu a iniciativa “Um Escritor… Um Amigo”, tendo por base “Vagalume”, o primeiro romance literário de José Manuel Cruz.

Esta obra, inicialmente pensada como um ensaio sobre o suicídio acabou por ser desenvolvida na perspetiva de um romance ficcionado, permitindo uma reflexão partilhada sobre os valores do indivíduo.

Em “Vagalume”, Álvaro, a personagem principal, é descrito como um ser racional, de densidade sociológica, que perante as circunstâncias da vida pensa pôr fim à vida. Ao longo de 400 páginas, esta obra de autor, baseada numa inspiração autobiográfica, remete-nos para uma alegoria, ou longa parábola, enraizada na vida de Álvaro, alguém para quem o mundo deixou de fazer sentido, dadas as desilusões, desesperos  e ausência de uma sociedade de valores.

O autor, José Manuel Cruz, ao longo de uma hora, abordou a construção da personagem, bem como a arquitetura da obra, lançando pistas para o desvendar da obra, fazendo antever a continuação da escrita, num registo temático menos denso.

No final da apresentação da obra, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, lembrou que a rubrica “Um Escritor… Um Amigo”, é um espaço pensado pela Junta de Freguesia, para dar oportunidades a escritores de apresentarem e revelarem as suas criações, à semelhança de outras valências, como o Espaço Galeria, que visa relevar artistas plásticos.

A Junta de Freguesia de S. Victor, agradecida a José Manuel Cruz pela apresentação da obra, pela partilha das ideias e pelo seu contributo à criação artística e cultural, entregou uma pequena lembrança ao autor, a fim de perpetuar esta ligação à Freguesia.

Acerca Braga TV