Legado do Convento dos Remédios em exposição
Quinta-feira , Novembro 15 2018 Periodicidade Diária nº 1905
Principal / Cultura / Legado do Convento dos Remédios em exposição

Legado do Convento dos Remédios em exposição

A Casa dos Crivos inaugurou, esta sexta-feira, a exposição ‘Remédios – Um Extincto Convento’ que estará patente até 10 de junho. Esta mostra reúne fotografias, documentos e obras de arte, entre outros elementos iconográficos que procuram ajudar a compreender a história e a dispersão do extinto Convento dos Remédios.

O Convento de Nossa Senhora dos Remédios, da Piedade e da Madre de Deus foi uma das edificações religiosas mais relevantes na história de Braga. Foi o primeiro convento a ser fundado em espaço urbano, em 1544, por intermédio de D. Frei André de Torquemada, e foi o primeiro a desaparecer, na sequência de um polémico processo na transição do regime monárquico para a 1.ª República.

Apesar de nada ter restado no espaço em que se implantara, são inúmeros os vestígios do seu legado remanescentes em diversos espólios bracarenses. Paralelamente a esta exposição decorrerão, também na Casa dos Crivos, duas sessões temáticas integradas no programa ‘À Descoberta de Braga’ – a primeira decorre já hoje, pelas 21h30, e versa sobre o espólio do Convento dos Remédios, e no sábado, pelas 15h30, é a vez de a doçaria ser abordada.

Acerca Braga TV